Com quase 18 anos de trabalho servindo à comunidades do Rio de Janeiro, pela primeira vez os perfis nas redes sociais do Voz das Comunidade foram invadidos. Os ataques ocorreram nesta segunda-feira (12), após término da cobertura do Espaço Favela no Rock in Rio.
Na parte da manhã, o Twitter do jornal foi alterado. Uma empresa estrangeira do ramo de NFTs se apossou da rede do Voz das Comunidade, alterando informações como endereço do site e localização, além de recompartilhar informações sobre imagens virtuais.
Na parte da tarde, a conta de YouTube do Voz foi encerrada por suposta “violação de direitos autorais”. A equipe do Voz das Comunidades entrou em contato com a rede social de compartilhamento de vídeos para investigar a invasão.
Teste 3
Renê Silva, fundador do Voz das Comunidades, publicou sobre o ocorrido nas redes sociais. A informação foi compartilhada por outros perfis de articuladores sociais.
O YouTube Brasil, através do perfil YouTube Teams, está investigando o ocorrido, assim como o Twitter que já retirou o acesso do invasor. Outras redes sociais do Voz, como Instagram e Facebook, não foram afetadas.