O bairro de Madureira é historicamente conhecido pela forte cultura musical, principalmente com as escolas de samba Império Serrano e Portela e com o sambista Arlindo Cruz, que o eternizou ao som de “Meu lugar”.
Mas na Rua Carvalho de Souza S/N, onde fica o Viaduto Negrão de Lima, o ritmo que agita é outro: O charme!
Carinhosamente chamado de Viaduto de Madureira, o lugar teve o primeiro baile charme – Baile Charme na Rua – em maio de 1990, criado por camelôs do bairro e que acumula 28 anos de tradição aos sábados à noite. Conhecido pela valorização de outros ritmos da cultura Black como o Hip-Hop, New Jack Swing e R&B, o evento foi declarado, em 2013, como “Bem Cultural de Natureza Imaterial” no Diário Oficial da cidade do Rio de Janeiro pelo então prefeito Eduardo Paes.
Teste 3
Em um lugar de tanta tradição não poderia faltar grandes nomes artísticos nacionais e internacionais que já fizeram a festa naquele palco como Racionais Mc’s, Negra Li, Chingy, Montell Jordan, Darrius, Rah Digga, Quelynah, Nina Black, Sampa Crew, Dughettu, Sandra de Sá, Keith Sweat e Rappin Hood.
Além do Baile Charme que acontece todo sábado às 22h, o Viaduto recebe ainda outros eventos fixos como o Reggae na Kombi, que acontece toda quinta e sexta-feira e eventos que acontecem às vezes, como o Pretos que Prestam (PQP) e Baile do Bené. Todos esses eventos geralmente acontecem de graça ou com preços bem acessíveis: R$10 ou R$20.
Engana-se quem acha que o espaço se limita a eventos de noitada. Existe o Prêmio Halley – criado para premiar os charmeiros de destaque – e o projeto RioCharme Social – uma oficina de dança aberta a todos.
Se você ainda não conhece o Viaduto de Madureira, não perca a oportunidade! Afinal, o povo carioca tem um charme sem igual!