Aulas são preparatórias para o Enem, UERJ e PUC-Rio
O grupo de teatro Os Arteiros agora oferece um curso pré vestibular para moradores da Cidade de Deus e redondezas, na zona oeste. As aulas acontecem de segundas a sextas-feiras, das 19h às 22h, e sábados das 18h às 21h, na sede do grupo: Rua Daniel, nº 84, Apartamentos. Para este semestre, a inscrição – que custa R$ 10 – já está encerrada. O curso é preparatório para o Enem, UERJ e o vestibular da PUC-Rio.
A primeira turma do coletivo de arte que, há sete anos, oferece cursos de dança e teatro começou no mês de junho e tem cerca de 30 alunos. O processo de inscrição contou com uma prova de múltipla escolha de matemática e português e uma redação, além de entrevista, e foi realizado na própria sede ou pelo e-mail [email protected]. Para manutenção do espaço, a organização pede uma contribuição mínima dos alunos – que podem ser de qualquer idade – de R$ 20 mensais.
Segundo Rodrigo Felha, idealizador do grupo de teatro Os Arteiros, a ideia surgiu de uma demanda natural dos alunos do grupo de teatro, que começaram a procurar cursos de pré-vestibular fora da Cidade de Deus. “Vendo que eles estavam indo para longe atrás de cursinhos, convidei a Luana Ferreira, que é professora de história e que já tinha participado de várias ações, inclusive com experiência com coordenação de pré-vestibular, para começar a convocar os professores voluntários e viabilizar o projeto. Para nossa grata surpresa, a procura foi imensa”.
Teste 3
Felha conta que dos 12 professores convocados, alguns são da Cidade de Deus, mas também há profissionais de outros locais longe da sede dos Arteiros, que não conheciam o projeto. “Muita gente que mora aqui, mas que só vem dormir, ou que mora em outro canto da favela, contactou a gente”. Fiel às origens do teatro, o primeiro dia de aula não foi bem “aula”. “Foram exercícios de teatro para gerar uma aproximação maior. E foi super positivo, porque quebrou o clima, deixou todo mundo bem à vontade”.
Julie Stephanie, estudante de um colégio público no Rio das Pedras, integrante do grupo Os Arteiros e agora aluna do pré-vestibular, teve a mesma sensação e destaca as diferenças com a sala de aula da escola. “A gente estuda e revê tudo, mas é um ambiente diferente. É muito engraçado, porque às vezes tem que ler alguma coisa e todo mundo se propõe, diferente do que acontece na escola, em que o professor tem que matar o aluno para falar” – brinca.
Para Sther Muniz, de 17 anos, que quer passar para psicologia, na UERJ, o pré-vestibular pode mudar a história da CDD. “Acho que um pré-vestibular como esse muda a história da Cidade de Deus, das pessoas que vivem aqui, e também das pessoas de fora, como eu que sou do Anil, porque isso é uma grande oportunidade”. Sther afirma que vai passar para a universidade esse ano e que já colocou isso como meta principal. As inscrições da turma do próximo semestre serão anunciadas pela página do facebook do grupo Os Arteiros.