Foto: Mila Souza
O Festival de Teatro do Subúrbio (FTS) em 2021 chega a sua quinta edição. Mas, desta vez, em formato 100% virtual, por conta da pandemia. A Múltipla – Ideias e Ações Culturais e o Coletivo de Produtores Culturais do Subúrbio – anunciam a convocatória para seleção de espetáculos teatrais para compor a programação.
O Festival vai selecionar espetáculo teatral profissional e amador, de grupos, companhias e/ou artistas sediados e/ou oriundos dos subúrbios e periferias de todo Brasil.
Teste 3
O FTS nasceu da inquietação de jovens agitadores culturais da região, tendo como objetivo criar um circuito no qual os grupos das periferias de Salvador estivessem inseridos numa troca constante com diversos profissionais do segmento.
Os organizadores vão promover um ciclo de mostra destas produções, contribuindo com o processo de formação de público, difusão do teatro brasileiro e profissionalização. Os proponentes deverão enviar vídeos de suas montagens gravados e editados conforme especificações da convocatória e enviados no momento da inscrição. Como a realização do evento será inteiramente online, a mostra dos espetáculos será de 23 a 28 de março de 2021 no canal de Youtube do Festival, com acesso gratuito. Poderão se inscrever espetáculos de todo o país, sem restrição temática.
Avaliação
Os vídeos serão avaliados por uma curadoria formada por artistas e produtores culturais que integram o Coletivo, além de curadoras convidadas, Simone Braz e Geise Oliveira. O resultado será divulgado nas redes sociais do Festival e do Coletivo de Produtores Culturais do Subúrbio, no início de março. Sem caráter competitivo, o Festival terá também em sua programação apresentação de espetáculos convidados.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do preenchimento de formulário online até o dia 15 de fevereiro de 2021. Mais informações sobre esta edição podem ser obtidas nos perfis do Instagram @coletivodeprodutores e @ftssuburbio e no próprio site.
O Festival de Teatro do Subúrbio foi contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundo da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.