Neste mês de junho o projeto Jaca Contra o Corona, em parceria com a Fiocruz, intensificou ações destinadas a dar assistência à mães da favela do Jacarezinho afetadas pela pandemia do novo coronavírus, zona Norte da cidade do Rio.
O projeto Jaca Contra o Corona começou em março, no contexto inicial da pandemia do novo coronavírus, com a iniciativa de produzir materiais de informação e estratégias de comunicação em saúde que instrumentalizam ações educativas no combate ao coronavírus e ampliam o cuidado compartilhado no território. Quatro frentes que atuam na favela do Jacarezinho se uniram para pensar nestas ações emergenciais de combate à proliferação do vírus e as consequências socioeconômicas geradas por ele. Essa união se preocupou em atender famílias chefiadas por mães com filhos até 5 anos de idade, dando à elas prioridade nas entregas de recursos arrecadados, como máscaras, cestas básicas, kits de higiene. Para as mães com filhos até 2 anos de idade são entregues kits de bebê, compostos por fraldas e latas de leite em pó.
“Nós entendemos que esse atendimento é emergencial. Na comunidade, em muitas famílias a mulher é provedora do sustento da casa, e na maioria dos casos, a renda dessa mulher é feita de forma informal. Quando ela tem essa renda afetada, toda a família tem sua vivência desestabilizada. Entendendo também que é essa mulher que precisa ir ao mercado, que cuida dos seus filhos, e se movimenta pelo território da favela, tendo um maior risco de exposição ao vírus. Então através das nossas doações, nós buscamos garantir a alimentação dessas mulheres, das suas famílias, dos seus filhos, amenizando o impacto da Covid-19 na vida delas”, explica Mariana Santos, coordenadora financeira do Jaca Contra o Corona.
As frentes que compõem o Jaca Contra o Corona são: NICA (Núcleo Independente Comunitário de Aprendizagem, formado por uma equipe de professores voluntários), Jacaré Basquete, Jcré Facilitador (que promove cursos de maquiagem, cabeleireiro e modelagem), Residentes Multiprofissionais (vinculadas à Clínica da Família Anthidio Dias da Silveira, que é a unidade pública de saúde que atende a comunidade) e LabJaca (laboratório de comunicação, produção de dados cidadã e formação no Jacarezinho).
Atualmente, existem duas principais frentes de campanha para arrecadação. A Benfeitoria, que a cada real doado tem o valor triplicado pelo Fundo Colaborativo Enfrente. A campanha do Agasalho, que com a gradual flexibilização das medidas de isolamento e com a chegada do Inverno será outra necessidade da comunidade, e com a qual serão distribuídos colchonetes, cobertores, agasalhos, meias e toucas em áreas mais carentes da favela do Jacarezinho e também para a população em situação de rua.
Ajude o Jaca Contra o Corona a continuar suas atividade que vêm sendo fundamentais a tantos moradores do Jacaré. Colabore também pelo link da Benfeitoria: http://benfeitoria.com/jacarezinhocontraocorona.