Mobilidade Urbana: Associação de Moradores do Morro da Alvorada busca revitalização no Ponto das Kombis

Projeto da associação visa a construção de um “abrigo” para dar praticidade e acessibilidade ao moradores

Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades

Quando o assunto é bem-estar e qualidade de vida nas favelas do Rio de Janeiro, dois assuntos são essenciais na rotina dos moradores: acessibilidade e segurança. Com a intenção de aproximar cada vez mais essas temáticas no cotidiano do Complexo do Alemão, o presidente da Associação de Moradores do Morro da Alvorada, Renato Santos, idealiza a revitalização da comunidade a partir de projetos baseados na praticidade da mobilidade urbana. Entre eles, a construção de um “abrigo” no Ponto das Kombis, na subida da rua Nova, para proteger os passageiros de eventos climáticos (sol ou chuva intensa).

“Queremos facilitar a vida do morador! Observando o ponto para as kombis, você percebe a necessidade de uma revitalização no espaço. Não há nenhuma estrutura de proteção contra o sol intenso ou chuvas fortes. Nesses dias, os moradores, que na maioria das vezes são pessoas idosas e acima do peso, ficam embaixo das tendas das lojas do outro lado da rua esperando o veículo. Aí, quando chega, eles atravessam de forma rápida para não perderem o transporte. Mas, como é uma rua de via dupla, pode ocasionar acidentes”, explica. 

Teste 3

O projeto de revitalização da Associação de Moradores do Morro da Alvorada conta com a parceria de comerciantes locais e da vizinhança. Além deles, Renato destaca que há a possibilidade de concretizá-lo com o apoio de construtoras privadas, entre elas, a Raniflex, que já realizou as primeiras avaliações no local (medidas para instalações e obras). 

“Além de facilitar a vida dos moradores, a revitalização desse espaço também aumenta a visibilidade dos comerciantes locais. Ainda estamos no início do projeto, com reuniões e negociações com parceiros para viabilizar a ideia. Através de uma amiga, conseguimos o contato com a Raniflex, que fez as primeiras medidas do local para a construção. Agora, aguardamos o retorno deles para dar sequência ao procedimento. Claro, também temos apoio dos empreendimentos comerciais daqui”, destaca.

Em busca de prazos e mais informações sobre a parceria com o projeto de revitalização com a Associação dos Moradores do Morro da Alvorada, a reportagem do Voz das Comunidades entrou em contato com a Construtora Raniflex, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.  

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]