No alto do Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, a condição de abandono gerada pelas instituições responsáveis pela limpeza urbana e da manutenção no sistema de luz local, Comlurb e Rioluz, respectivamente, colocam a saúde e a integridade física da população em risco. Já que, diariamente, os moradores transitam em um caminho de mato e sem iluminação até chegarem em casa. A vegetação, que em alguns pontos chega a dois metros de altura, toma as calçadas e os postes de energia elétrica não funcionam.
Segundo o presidente da Associação dos Moradores do Morro do Adeus, Bruno Santana, de 30 anos, a situação de descaso com a segurança pública da região dura há 3 meses. Ele, que está à frente da instituição desde maio do ano passado, destaca os riscos que o abandono dos órgãos trouxeram para a região: aumento de mosquitos e insetos, vulnerabilidade no período da noite enquanto retornam para a residência, pouca visibilidade por causa do matagal e muito mais.
“É um descaso muito grande e já dura há 3 meses. Por exemplo, o mato tá tão grande que uma pessoa pode se esconder ali e esperar alguém vulnerável para cometer algo de ruim. Assim, por baixo, consigo dizer que uns 30 postes não funcionam no bairro. A Associação dos Moradores já entrou em contato diversas vezes com a Comlurb e a Rioluz, ambas sabem da situação. Ontem a Comlurb cortou uma pequena parte do matagal, mas deixou pela metade. É um descaso”, aponta.
Ação dos próprios moradores
Ainda nessa perspectiva de abandono dos serviços essenciais, a comunidade tomou à frente em uma tentativa de amenizar os impactos da ausência das instituições nesta localidade. De forma improvisada, os moradores instalaram um “varal” de lâmpadas nos fios da região.
Teste 3
A reportagem do Voz das Comunidades entrou em contato com a Comlurb e a Rioluz, mas só obteve o retorno da companhia de limpeza urbana por enquanto. De acordo com eles, a área é aparada uma vez a cada dois meses. Porém, segundo os moradores, não é realizada há três meses. Em caso de resposta da Rioluz, a matéria será atualizada com o posicionamento da instituição.