Iniciativa do Movimento TTK promove redescobrimento cultural na localidade do Catete

O projeto C.R.I.A selecionou quatro jovens moradores de favela para mentoria audiovisual sobre cultura

Foto: Reprodução

Um dos entendimentos que cerca a frase “pertencimento local” destaca que cada lugar carrega uma história singular com personagens e lembranças que transformam a personalidade cultural do local. Em busca de reascender e valorizar todos esses momentos no bairro do Catete, localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, o Movimento TTK realiza o projeto C.R.I.A do TTK que introduz jovens de baixa renda selecionados para estudar conteúdos de audiovisual.

Nesta edição, o programa conta com a parceria da Lei Aldir Blanc, que estimula a cena da cultura e auxilia projetos artísticos. Idealizado pela iniciativa UrbanaMente, o C.R.I.A do TTK possui a parceria do produtor WCnoBeat – que colaborou com diversos cantores destaques da música brasileira – e, também, contará com a participação de quatro jovens moradores do Catete. Durante o curso, eles receberão mentorias e oficinas de curtas metragens com profissionais qualificados, onde o foco estará na relação da cultura urbana com o patrimônio material e imaterial da região.

Conheça o time C.R.I.A
Foto: Reprodução

Para incentivar as criatividades e o interesse nos conteúdos, o projeto investiu nas linguagens audiovisuais e fotográficas como bases educativas e estabeleceu o grafite, um dos elementos da cultura Hip-Hop, como objeto cultural a ser trabalhado.

“Não poderíamos estar mais felizes com nosso primeiro projeto de 2021. Eu sou cria do Catete e tenho um carinho especial por cada canto desse bairro. Em um passado recente vivenciamos uma espécie de decadência generalizada por aqui e não conseguia mais ver tudo de braços cruzados. Sempre defendi minha área e nada mais justo do que dar oportunidade, junto com o time que soma comigo na empresa, para que jovens se desenvolvam e construam um TTK cada vez mais cultural, inclusivo, efervescente”, comenta Jaxwell Nascimento, fundador do UrbaNaMente e idealizador do Movimento TTK.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]