Para construir espaços mais justos e que priorizem o bem-estar de quem reside nas comunidades cariocas, é necessário a presença dos moradores dessas localidades na gestão do Rio de Janeiro. Com a intenção de aproximar e dar possibilidade de contribuir no momento da decisão sobre as favelas, a Prefeitura do Rio abriu na segunda-feira (7) o edital do Conselho das Favelas, da Secretaria de Ação Comunitária.
O público-alvo são organizações e iniciativas que promovem ações em comunidades há, pelo menos, três anos. As inscrições seguem ativas até o dia 10 de março. Para participar deste processo seletivo, é necessário comprovar o desenvolvimento de atividades relacionadas à educação, lazer, esportes, cultura e cidadania nas comunidades e favelas cariocas. Além disso, a promoção dos direitos comunitários nos últimos anos.
Há alguns pré-requisitos no edital, como a idade acima de 18 anos, além de competência moral reconhecida e ser morador do município do Rio de Janeiro. As inscrições serão realizadas através do preenchimento de formulário através deste link (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfmC4WbAgGigHocvn1vnspboCiA7summnuj2WFIdi9zlLhI8g/viewform). Os resultados das entidades inscritas também serão divulgados no mesmo canal.