Vazamento de esgoto invade acesso a casas na Fazendinha, no Alemão

Reportagem: Juliana Rangel e Melissa Cannabrava

Um vazamento de esgoto atrapalha a vida de moradores do Beco da Universal, que dá acesso a casas na Fazendinha, Complexo do Alemão. Nas diversas fotos enviadas para a equipe do Voz das Comunidades é possível ver o esgoto escorrendo pela escadaria do beco, lodo e o lixo que é abandonado com frequência no local.

A moradora Simone Ferreira de Oliveira relatou que o mau cheiro é muito forte e que é normal encontrar ratos caminhando pela região. A doméstica mora com a filha de 16 anos, a neta de 12 e um neto de 11 anos, e por conta de uma doença preexistente o mais novo faz tratamento por conta da baixa imunidade. A situação preocupa Simone, que diz ter medo de passar pelo local em dias de chuva, pois a água desce com força, carregando todo o lixo pelas escadas.

“O esgoto sai de uma igreja, corre por toda a escadaria e passa bem em frente a minha janela. O cheio é insuportável e tem muitos ratos por aqui. Teve uma época que fizemos um mutirão para fechar o esgoto, que antes era aberto”.

Esgoto escorre por toda a escadaria. Foto: Morador / Voz das Comunidades
O lixo é descartado no local. Foto: Morador / Voz das Comunidades

Teste 3

Simone conta que na época das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não foi realizado nenhum tipo de reparo no Beco da Universal e desde lá, o esgoto tem sido uma dor de cabeça para as famílias que moram ao redor.

O presidente da associação de moradores da Fazendinha, Paulo Brito, informou que por vários meses busca uma solução com a prefeitura, mas até o momento não existe uma previsão para obras no local.

DICIONÁRIO:

Preexistente De existência anterior a; que teve sua origem antes de outra coisa; que já existia; que preexiste, existe anteriormente; antecedente.

Imunidade Resistência natural ou adquirida de um organismo vivo a um agente infeccioso (micróbios) ou tóxico (venenos); proteção, defesa.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]