Com aproximadamente 5 mil inscritos em seu canal no Youtube, Tiê Vasconcelos fala sobre como se tornou uma digital influencer
Moradora do Complexo do Alemão e digital influencer (influenciadora digital), Thatiana Vasconcelos de Almeida, conhecida como Tiê, conta que descobriu esse universo naturalmente e que sair de trás das câmeras para ser o foco foi uma possibilidade que deu certo.
“Passei a adolescência inteira me imaginando como fotógrafa, mas descobri outro mundo, onde posso brincar com tudo o que eu gosto, inclusive moda e fotografia. A moda veio no improviso da minha vida, tive que aprender a reaproveitar aquilo que já tinha em casa e garimpar em lojas baratas” – conta a youtuber.
Em 2013, Tiê decidiu parar de usar química no cabelo. Na época nem sabia que estava passando por uma transição capilar e assim fez o chamado big chop (corte que retira toda a química). Logo depois, começou a publicar seus cuidados com o cabelo no Facebook e o resultado foi que, depois de algum tempo, ela já não conseguia mais responder a todas as dúvidas. A solução foi juntar todas as perguntas e criar conteúdos para o Youtube e Instagram.
Teste 3
Desde 2014 – quando criou o canal no Youtube – Thatiana é referência e inspiração para adolescentes e jovens moradoras do Complexo do Alemão. Ao perguntarmos como é se tornar um exemplo para essas meninas, ela responde que é uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, algo que lhe dá mais força para continuar, ainda mais se tratando de meninas da periferia, que podem ganhar representatividade e ir ocupando espaços.
O conteúdo do seu canal varia de acordo com os temas que vivencia, como moda acessível, curly hair (cabelo cacheado), periférica, vegetarianismo e lifestyle (estilo de vida). Tiê se inspira em várias influenciadoras, mas escolhe enaltecer a youtuber Nina Gabriella. Segundo ela, a escolha se deve ao grande profissionalismo e por Nina ser uma pessoa incrível. Ela conta que na vida de uma influenciadora não há nada de glamour, ao contrário do que o público idealiza, e que é necessário muito planejamento para alcançar reconhecimento.
“Faço pauta para os vídeos com um mês de antecedência. Além de editar todos os dias e programar no Youtube, também fotógrafo para o Instagram e organizo o feed uma semana antes. Temos que estar sempre atualizados sobre o que abordamos” – assegura.
Tiê só percebeu que estava influenciando o meio digital quando começou a receber centenas de mensagens dizendo o quanto ela inspirava e ajudava as pessoas que a acompanhavam. Já recebeu até relatos de seguidoras que saíram de relacionamentos abusivos depois de ver as suas publicações, além de relatos emocionantes, como o que ocorreu em seu primeiro evento, em que uma seguidora viajou horas para conhecê-la. Suas palavras de incentivo para aqueles que estão começando nesse universo são: “Faça por amor! Pode ser difícil no início, mas não desista, pois com certeza tem alguém se inspirando em você”.