Exposição no Alemão retrata olhar infantil sobre obras do PAC

A partir desta segunda (22/8), moradores do Complexo do Alemão poderão conhecer o que pensam e sentem as crianças da região através da exposição “Nas mãos das crianças, o Complexo do Alemão virou conto de fadas”. O trabalho estará disponível na Sala do Trabalho Social, na Estação do Teleférico do Morro do Adeus, e pode ser visitado, gratuitamente, por toda a população, entre os dias 22 e 26 desse mês, das 14h às 20h. Durante este período, todos poderão contemplar desenhos, pinturas, textos e frases que remetem ao novo momento que o Complexo do Alemão vive, no imaginário das crianças.

A ideia surgiu da atividade desenvolvida pelo Canteiro Social Volante, feita com a ajuda de uma Kombi, que percorre as comunidades que sofreram intervenção direta das obras realizadas pelo PAC. Dessa forma, os moradores podem fazer sugestões e relatos sobre as modificações, sem precisar sair de casa. O projeto faz parte do trabalho social da Secretaria de Estado da Casa Civil, por meio do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP-Rio).

Orientadas pela pedagoga Mônica Rodrigues, as crianças se sentiram motivadas a manifestar sua visão de presente e futuro sobre o Complexo do Alemão, após as obras do PAC. A iniciativa tem o objetivo de acolher as crianças das comunidades sob intervenção das obras, trabalhando de forma lúdica com esse público específico, principal responsável pela mudança do estereótipo criado para a região.

Teste 3

De acordo com a supervisora de projetos do trabalho social do PAC, Maria Gabriela Bessa, “é importante aumentar o vínculo dos moradores com o local onde moram e saber o que pensam.

– A intenção é transformar a sala do Trabalho Social da Estação do Morro do Adeus em um local definitivo para receber exposições artísticas e culturais, com trabalhos feitos por moradores de todo o Complexo do Alemão.

SERVIÇO: Exposição “Nas mãos das crianças, o Complexo do Alemão virou conto de fadas”
Dias: de 22/08/2011 à 26/08/2011
Hora: 14h às 20h.
Local: Sala do Trabalho Social, na Estação do Teleférico do Morro do Adeus.

[galeria]

Fonte: Subsecretaria de Comunicação Social

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]