1° Encontro de Skatistas do Complexo do Alemão acontecerá neste domingo (14)

Foto: Renato Moura
Foto: Renato Moura

A Vila Olímpica Carlos Castilho, localizada na Estrada do Itararé, 460, será o palco do 1° Encontro de Skatistas do Complexo do Alemão. O espaço que tem uma ampla área para prática de esportes, irá receber as manobras dos skatistas, que irão aproveitar a arquitetura do local para a interação da comunidade com a modalidade que causa curiosidade e interesse devido as suas manobras ousadas, o encontro pretende aproximar jovens, crianças e adultos do skate.

Segundo Patrício Bastos, um dos organizadores do encontro, a ideia surgiu, após o amigo Jacob Cassiano notar que para levar uma de suas filhas para praticar as manobras no skate, ele precisava se locomover para bairros vizinhos. “O projeto voltado para o skate surgiu com o Jacob há mais de 10 anos atrás. Uma de suas filhas sempre amou o esporte, e para ela praticar, tinha que ir para um bairro vizinho. E aí ele começou a pensar em trazer a prática para mais perto, me chamou para conversar e fazer parte do projeto e aí surgiu a ideia de fazer o primeiro encontro na Vila Olímpica, que tem uma área ampla para práticas esportivas”.

Mesmo com o espaço da Vila Olímpica, e a procura de muitos praticantes da modalidade, Patrício contou ainda que tirar o encontro do papel não foi nada fácil, segundo ele, a falta de apoio para realizar encontros como esse é sempre uma dificuldade a ser vencida. “A falta de apoio em geral é nosso maior desafio. Não é nada fácil organizar um encontro como esse”, lamentou ele.

Teste 2

Mas, apesar de todas as dificuldades em conseguir apoiadores para o projeto, a ideia de levar o esporte para tantas crianças é a maior motivação para ultrapassar as barreiras. “Na comunidade muita criança perece pela falta de esportes, hoje em dia, a criançada já não tem o lazer como antigamente. Por isso, é importante que cada vez mais a gente trabalhe junto para que as crianças estejam no caminho correto.”

Apaixonado pelo esporte que dá uma sensação de liberdade e a cada manobra mostra que sempre se pode encontrar um caminho, Patrício, contou ainda que fazer parte desse encontro é uma realização pessoal. “Meu encontro com o skate, foi em 2010, na comunidade Vai Quem Quer, da Baixada Fluminense e foi paixão à primeira vista, e hoje, vivo uma nova etapa em minha vida, na qual me sinto honrado em poder aproximar outras crianças, adolescentes, adultos do skate”, contou ele.

Além de todas as manobras do skate, o encontro terá ainda um espaço no qual os organizadores pretendem colocar brincadeiras, oficina de estêncil, que é a técnica de desenho que permite a reprodução de desenhos em diversos materiais. E tantas outras modalidades de artes urbanas para agregar valor aos presentes.

1° Encontro de Skate do Alemão
Data: 14/07/2019 (Domingo)
Horário: à partir das 14h
Local: Vila Olímpica Carlos Castilho (Estrada do Itararé, 460 – Ramos/RJ)

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]