Na manhã do último sábado (11), moradores, lideranças locais e políticas se encontraram na Avenida Itaóca, em frente à escola Rubens Berardo, no Complexo do Alemão, para uma cerimônia onde futuramente será construído um condomínio para os moradores do terreno conhecido como Skol. No projeto, a primeira fase contará com a entrega de 495 unidades de moradia, com apartamentos de 45m². As famílias que já moravam no terreno fizeram um cadastro entre 2017 e 2018 para enquadramento do empreendimento.
Camila Moradia, ativista e líder do Movimento por Moradia no Complexo do Alemão esteve presente para celebrar o evento. Ela conta que morava na Favela da Skol. “Isso aqui representa um sonho realizado da gente. Sinaliza que finalmente conquistamos o nosso objetivo que é a moradia digna”. Questionada sobre eventual pausa nas obras por conta de algum imprevisto, ela responde que os moradores estão unidos para evitar que isso aconteça. “O nosso propósito é ficar em cima, monitorando e fiscalizando para evitar que isso aconteça. Estamos nos disponibilizando para realizar qualquer ação para que a obra não pare no meio do caminho.”
Regina Dantas é líder comunitária dos moradores da Skol e relatou que o início das obras representa um marco de muita luta. “É um grande avanço, um grande sonho sendo realizado para todas estas famílias que esperavam 12 anos para ter uma moradia digna”. A dona de casa, Amanda Cristina da Conceição, 34 anos, se emocionou muito depois de passar na fila de confirmação do cadastro, o que resultava na afirmação da sua moradia. Carregando uma faixa escrito “Meu sonho se realiza. Gratidão!”, ela diz “Essa semana eu não dormi esperando por esse dia e ele finalmente chegou. Só espero coisas boas para o futuro para e para os meus filhos”.
Teste 3
Ao final da cerimônia, o governador Cláudio Castro anunciou o início das obras do condomínio da Skol para esta segunda-feira (13). Além disso, governo também anunciou reforma do Conjunto Itararé e confirmou o início dos trabalhos para a sexta-feira (17).