Alunos da Escola Municipal Afonso Várzea, no Complexo do Alemão, voltam a ter aulas presenciais

Hoje (24), 38 escolas da rede municipal do Rio retornaram às aulas presenciais

Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

Nesta quarta-feira (24), retornaram as aulas presenciais de 38 escolas da rede municipal do Rio de Janeiro. Dentre elas, sete estão localizadas em comunidades. Como, por exemplo, a Escola Municipal Afonso Várzea, no Complexo do Alemão, Zona Norte.

Segundo os profissionais da escola, todas as medidas para a reabertura foram respeitadas. É indicado o uso de máscaras, distanciamento entre as pessoas, readequação do espaço físico, álcool em gel, horários escalonados e duas opções de entrada para os alunos. 

Teste 3

No portão da escola, um cartaz com a frase “os heróis usam máscara” chama atenção. Com isso, de forma descontraída, os educadores alertam a importância do cuidado. A atitude é significativa para os responsáveis, como João Batista, que se diz preocupado com o retorno.

“A gente traz os filhos para a escola, mas vivendo essa epidemia a gente fica assustado. Mas, tem que ter maior cuidado. Por isso, tem que estar com álcool em gel, máscara. Vamos passar essas atividades para professores”, afirma João.

João Batista é pai de João Vinícius, aluno da Escola Municipal Afonso Várzea.
João Batista é pai de João Vinícius, aluno da Escola Municipal Afonso Várzea.
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

A expectativa da criançada para a volta às aulas

Os funcionários da Afonso Várzea se anteciparam para organizar um retorno prazeroso as crianças. Os alunos foram recebidos com música e decoração diferenciada. Artur Luís, neto de Marília Ribeiro, por exemplo, foi um dos primeiros a chegar na porta. Segundo a avó, ele estava ansioso e com saudade dos colegas.

“Ele estava querendo muito vir pra escola. Ele me cobrava muito isso: vovó, meus amiguinhos, estou com saudade”. Então eu estou bem, estou feliz”, conta Marília.

Marília Ribeiro diz que as expectativas são boas para o retorno presencial.
Marília Ribeiro diz que as expectativas são boas para o retorno presencial.
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

Conforme a Secretaria Municipal de Educação, o retorno das aulas presenciais está acontecendo de maneira gradual, dividido em três fases. Esta primeira etapa se destina aos alunos da pré-escola, do primeiro e segundo ano do ensino fundamental. As outras séries estão previstas para retornar em março e abril. Contudo, a volta às salas de aula é opcional.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]