O Movimento Chega de Descaso (MCD), que atua em apoio à população desassistida pelo setor público ou privado da saúde e a Rede Postinho que promove a saúde integral gratuita de mulheres, irão realizar uma ação junto com o Hemorio para doação de sangue na comunidade do Pavão Pavãozinho na Zona Sul do Rio no dia 10 de julho.
“Poucas pessoas na comunidade tem o hábito de doar sangue, e também os lugares que fazem esse trabalho não costumam ser muito acessíveis, então a gente junto com o MCD articulou essa ação e trouxe para a comunidade” conta Paula Mesquita que é secretária da Rede Postinho e moradora do Pavão Pavãozinho.
O que é necessário para doar:
Teste 3
– Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
– Estar bem de saúde
– Ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável. Modelo de autorização.
– Pesar no mínimo 50 Kg
– Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.
– Não estar grávida nem amamentando.
– Intervalo mínimo para as doações: Homens – 2 meses, sendo no máximo 4 doações por ano. Mulheres – 3 meses, sendo no máximo 3 doações por ano.
Aqueles que tiveram a doença Covid-19 ou que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados ficará impedido de realizar a doação por 30 dias.
Para dúvidas, informações e também para quem desejar agendar um horário para fazer sua doação com mais comodidade, é só entrar em contato com o whatsapp (21) 99024-5076. A ação acontecerá das 10h às 17h na sede do Viva Rio: Acesso 1 – Rua Alberto de Campos 12 – Acesso direto pelo elevador / Acesso 2 – Estrada do cantagalo (Brizolão)
A Ação tem o apoio do Viva Rio, Harmonicanto, Favela Solidária, Solar Meninos de Luz, Associação de Moradores do Pavãozinho, PPG Informativo e Museu de Favela.