UFRJ e Fiocruz conectam favelas e universidades em evento gratuito

Em sua primeira edição online, a iniciativa reúne conhecimentos produzidos por moradores, ex-moradores, estudantes e lideranças sociais das favelas e periferias do Rio
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Universidade Federal do Rio de Janeiro iniciou neste dia 16 de novembro a Jornada Favelades Universitáries. O evento é articulado pelo Fórum Favela Universidade, que é formado por organizações da Maré e Manguinhos, Fiocruz e Extensão da UFRJ. 

Esta 1ª edição da Jornada contará com debates, rodas de conversa, oficinas, minicursos, além de atividades artísticas e culturais. Os convidados especiais são o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad e o ex-deputado federal, Jean Wyllys.

“O objetivo do evento é potencializar iniciativas que mostrem, na prática, o impacto que favela e universidade têm uma sobre a outra. É cada vez mais importante estimular ações que conectem esses espaços”, explica Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ.  

Ivana Bentes durante um evento na UFRJ.
Foto: Reprodução

Teste 3

O evento vai reunir iniciativas produtoras de conhecimento, conduzidas por moradores, ex-moradores, estudantes, professores universitários e lideranças sociais das favelas e periferias do Estado do Rio de Janeiro. Os projetos participantes estão divididos em eixos como Educação, Saúde, Tecnologia, Cidade, Arte e Memória. 

Projetos em destaque 

Uma das iniciativas é o “Laboratório de Educação Territorializada e Cidadã”. Através de atividades pedagógicas de arte, ciência e tecnologia, o projeto, que tem apoio da Fiocruz, incentiva o protagonismo de jovens do Complexo de Manguinhos na transformação local e estimula sua participação em processos seletivos de Escolas Técnicas e Politécnicas do Rio de Janeiro. 

Foto: Reprodução

Outro destaque do evento é o Programa de Incubação de Empreendimentos Populares, ação de Extensão da UFRJ. Durante a pandemia, a iniciativa atuou no suporte a pequenos negócios em diferentes favelas e periferias do Rio de Janeiro. A consultoria foi realizada pelos próprios alunos da UFRJ moradores dos territórios onde os empreendimentos acontecem.

O encontro é promovido pelo Fórum Favela Universidade, em articulação com o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré, Museu da Maré, Rede Casa Viva de Manguinhos, Fiocruz e Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Inscrição

A Jornada Favelades Universitáries acontece entre os dias 16 a 20 de novembro e será realizada em formato online. O evento será transmitido no canal oficial do Fórum Favela Universidade no Youtube. Para acessar a Programação e realizar sua  inscrição como ouvinte, basta acessar este link (https://www.even3.com.br/favela_universidade/)

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]