O Saia Empoderada é um projeto que profissionaliza gratuitamente mulheres do Morro da Providência, na Zona Central do Rio, em massoterapia. Patrocinado pela L’Oréal Fund for Women e idealizado pela fisioterapeuta Andressa Jordão, que trabalha como massoterapeuta há 15 anos, o Saia Empoderada surgiu há quatro anos e já profissionalizou 100 mulheres da Providência. O projeto vai começar a oferecer também formação em Terapias Holísticas este ano.
Além das aulas técnicas, as alunas também aprendem sobre empreendedorismo, inglês para massoterapeutas, aromaterapia, noções de SPA e finanças. As aulas acontecem na Casa Amarela, através do coletivo MIP (Mulheres Independentes da Providência), localizada no alto do Morro da Prodvidência e na SPARTA, na localidade da Pedra Lisa, também no morro.
Nascida e criada no subúrbio carioca, no bairro do Cachambi, Andressa trabalhou em SPA’s de grandes hotéis no Rio de Janeiro como massoterapeuta. A ideia do projeto surgiu quando ela trabalhava como voluntária na ONG Rede Postinho, Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, conjunto de favelas da Zona Sul do Rio.
Teste 3
“Percebi a necessidade das mulheres de quererem ser protagonistas de suas próprias histórias. Foi aí que eu tive a iniciativa de começar um projeto de Empoderamento Feminino através do autocuidado, com rodas de conversa com especialistas, dinâmicas de autoconhecimento e práticas de bem estar e cuidado para elas”, explica.
Andressa, em seguida, destaca como compartilhar conhecimentos é necessário para mudar a realidade de quem mora na favela. “Mas foi quando cheguei na Providência que as alunas do projeto, ao ouvir minhas histórias, começaram a pedir para eu ensinar a elas o que eu fazia. Foi então que comecei a compartilhar aquilo que recebi de mais importante: conhecimento. Começamos com aulas de automassagem e depois eu comecei a ensinar massagem relaxante”.
A aluna Fafá Noronha começou o curso na metade de 2021 e hoje já está trabalhando na área. “Eu não tinha noção nenhuma de massoterapia. Para mim, era só uma massagem comum que não faria diferença nenhuma. E aí, quando comecei a fazer o curso, eu vi que dava sim para ganhar dinheiro e gerar uma renda. Ainda mais sendo mãe solteira, sem ter ajuda de ninguém, sempre correndo atrás do meu. Então, hoje, eu vejo a massoterapia com outros olhos. É uma coisa que eu gosto e que me dá dinheiro”, conta.
O Saia Empoderada também promove eventos de geração de renda para as alunas do curso. No dia 25 de dezembro do ano passado, elas tiveram a oportunidade de estar no Festival de Artes Urbanas (FAU), no bairro do Santo Cristo, também na Zona Central, trabalhando com a massoterapia de forma remunerada.
Alunas realizam atendimento à população com valor acessível
Na reta final do curso de formação em massoterapia, as alunas do Saia Empoderada farão um estágio para atender a população com valores acessíveis. Durante todo o mês de fevereiro, às sextas-feiras, de 8h às 12h, as massoterapeutas irão atender na Casa Amarela, ONG no alto do Morro da Providência. Os valores vão de R$15 a R$50.
Como se inscrever
Ainda não há turmas abertas para este ano, tendo em vista que as alunas estão fazendo estágio para a conclusão do curso. Mas, as interessadas podem entrar em contato com a idealizadora Andressa Jordão para mais informações, pelo celular (21) 98026-8637.
Inicialmente, o projeto abrangeu somente o Morro da Providência, mas todas as mulheres que moram em comunidade que quiserem fazer parte dos cursos do Saia Empoderada podem entrar em contato. A pretensão é expandir para outras comunidades do Rio.
Os únicos pré-requisitos para se inscrever são:
Ser mulher;
Ter ensino fundamental completo;
Morar em comunidade.