O ensino superior é um grande sonho de muitas pessoas. Mas, infelizmente, a vaga em uma universidade pública ou o acesso à uma bolsa em uma instituição privada não é facilitado para todos que residem em favelas. Tanto a falta de investimentos em educação quanto as condições sociais que atingem a população implica diretamente no tão sonhado diploma do ensino superior.
Entretanto, iniciativas criadas dentro das próprias favelas mantém vivo o objetivo da realização profissional através da educação. O pré-vestibular “Estudando Pra Vencer” é um projeto que atende alunos na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio, e já transformou a vida de mais de 300 alunos.
Iniciativa que muda vidas
Idealizado pelo professor Marcelo dos Santos, que já recebeu uma medalha de mérito Pedro Ernesto na câmara de vereadores do Rio, o projeto Estudando pra Vencer é totalmente gratuito para os estudantes e se concretiza como um marco na trajetória acadêmica de cada um deles.
Teste 3
Lorena Lima, 21 anos, é um exemplo disso. Ela ingressou no pré-vestibular em 2019 e hoje é estudante do curso de Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). “Esse projeto é de extrema importância, visto que ele é como se fosse uma ponte entre os jovens da favela e as universidades públicas, escolas técnicas e federais. Sem ele, muitos jovens não conseguiriam realizar o sonho de passar na faculdade”, conta ela que, atualmente, dedica-se à iniciativa como coordenadora das aulas.
Localizado na Praça São Lucas, 1, na Vila Cruzeiro, Penha, o Pré-Vestibular Estudando Pra Vencer hoje atravessa uma temporada de reformas de estrutura para atender melhor o público. Alguns reparos, itens e equipamentos facilitarão muito o funcionamento do projeto. Atualmente, o projeto não recebe ajuda governamental e nenhum investimento de empresa. Ainda assim, mantém a gratuidade do acesso.
Visando melhorias, a ação criou uma “vaquinha” online para arrecadar fundos. O objetivo é R$20.000. A vaquinha pode ser acessada através deste link (http://vaka.me/2793891) ou também pode ser realizada por PIX 2[email protected].