Por causa das fortes chuvas, Defesa Civil aciona sirenes de três comunidades do Rio

O alerta foi emitido aos moradores do Alemão, Vila Cruzeiro e Engenho da Rainha
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nas últimas semanas, a chuva tem sido uma presença certa no Rio de Janeiro e, com a continuidade dela, os bairros mais atingidos pelas catástrofes climáticas são as comunidades cariocas, conhecidas pelo alto nível de vulnerabilidade social e também de territórios frágeis.

Neste clima de preocupação com o tempo, que coloca em risco a integridade dos moradores, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio colocou o município em Estágio de Atenção, às 16h55 desta terça-feira (11), devido ao forte temporal que ronda a Zona Norte da cidade. No sábado passado, as consequências dos eventos climáticos causaram um deslizamento no Complexo do Alemão, com a Defesa Civil interditando cinco casas e aumentando a tensão da população local com os novos registros de chuva.

Segundo o Alerta Rio, há previsão de chuva muito forte nas próximas horas na cidade, com a sirene do sistema de alerta sendo tocado em três comunidades: Alemão, Vila Cruzeiro e Engenho da Rainha. Ao todo, 10 sirenes foram emitidas.

Teste 2

Você pode acompanhar, em tempo real, as decisões do Centro de Operações no Rio clicando DESTE LINK.

Tentando amenizar os impactos e auxiliar na prevenção dos cariocas, a Prefeitura Municipal compartilhou algumas recomendações neste momento delicado. Confira abaixo:

  • Não se desloque pelas regiões mais afetadas pela chuva;
  • Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos;
  • Não force a passagem de veículos em áreas aparentemente alagadas;
  • Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas;
  • Em pontos de alagamento, evite contato direto com postes ou equipamentos que possam estar energizados;
  • Evite o contato com a água de alagamentos. A água pode estar contaminada e oferecer riscos à saúde;
  • Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;
  • Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199;
  • Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação e nas redes sociais do COR;
  • Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).


Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]