Observatório de Favelas está selecionando comunicadores populares; saiba como se inscrever

O projeto vai conceder bolsas de R$700 para auxiliar os selecionados em suas produções jornalísticas
Foto: Observatório de Favelas / Divulgação
Foto: Observatório de Favelas / Divulgação

O Observatório de Favelas do Rio de Janeiro lançou edital para selecionar dez comunicadores para produção de reportagens com foco na temática de favelas e periferias. Abordando a atuação de pessoas, coletivos ou organizações dentro dos próprios territórios, as reportagens serão publicadas no Boletim Mensal do Observatório de favelas: Notícias e Análises. As reportagens produzidas pelos comunicadores deverão tratar das multiplicidade de personagens e potências que vivem nas favelas e nas periferias.

Condição

Uma vez selecionado, o comunicador receberá R$700 (setecentos reais) para apresentar a sugestão de pauta e produção de reportagem sobre territórios populares. Tratando de ideias e saberes, o texto final deverá juntar o resultado de pesquisas com entrevistas com personagens e especialistas no assunto. Os selecionados também deverão entregar uma reportagem com um vídeo curto falando sobre o processo da produção jornalística. Estes materiais serão utilizados na divulgação nas redes sociais do Observatório de Favelas. 

Durante o processo, os selecionados participarão de três encontros junto com a equipe de comunicação do observatório, para acompanhamento, atualização de cronograma e feedbacks das produções. 

Teste 3

Segundo Priscila Rodrigues, coordenadora da Comunicação do Observatório de Favelas, o objetivo da iniciativa é a intervenção na disputa pela construção de novos imaginários sobre cidades e país, de forma a contribuir para ampliação de repertórios de representação oriundos desses territórios.

Foto: Davi Marcos

As pautas abordadas deverão obedecer aos critérios de alinhamento com os conceitos elaborados pelo Observatório de Favelas, como diversidade de região, gênero, raça e sexualidade; viabilidade de execução; e criatividade e ineditismo.

Inscrições

As inscrições para participar do edital estão abertas e o processo vai até novembro de 2022. O edital está disponível no site do Observatório de Favelas e as inscrições são gratuitas. Os interessados poderão fazer através deste link (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeo_z_80SAkekumOnCJx9NulFldpOW9C-gVHT_RkHPN7c2MYQ/viewform).

O edital estará aberto para inscrição entre os meses de março e novembro de 2022 ou até completar as dez pautas selecionadas para o período. Todo mês um comunicador será escolhido e vai ser informado por e-mail.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]