Foto: Acervo Pessoal
Nas favelas do Rio de Janeiro, a ausência de iniciativas sociais voltadas para o público infanto-juvenil é uma realidade. Em razão dessa ausência de mobilizações para este público, muitos moradores e organizações se articulam por conta própria para, de alguma forma, promover à criançada um dia especial.
É o caso do mototaxista Rodrigo da Silva Lima, mais conhecido como Digão, de 33 anos de idade, que, há 7 anos, promove atividades de entretenimento de Dia das Crianças para os moradores do da comunidade do Vidigal, na Zona Sul da cidade.
Teste 3
A ideia surgiu em 2014, após Digão se incomodar com a falta de eventos no Vidigal em uma data importante para meninos e meninas, que é a do dia 12 de outubro. Na tentativa de transformar essa situação, ele decidiu articular pequenas ações, usando seus próprios recursos financeiros.
Com o tempo, moradores e comerciantes locais começaram a ajudar, assim possibilitando não só mais eventos acontecerem, como também maior alcance. Em 2021, a Ação Social de Dia das Crianças chega na sua sétima edição. O mototaxista, ressaltando a relevância da comemoração, fala sobre se orgulhar do seu trabalho social dentro da comunidade onde é cria.
“A importância pra mim já vem da essência. Eu brotei no Vidigal como uma semente. Sou nascido e criado aqui, então sofri todas as dificuldades e coisas ruins que a favela do Vidigal já foi. Hoje tenho orgulho da pessoa que me tornei e de ter conseguido realizar (a ação) pela primeira vez e o amor que as crianças têm por mim. O que me mantém focado é isso. É o morador, o vizinho, o comerciante… essas pessoas que acreditam em mim”, comenta Digão, organizador do evento.
Atualmente, por conta da pandemia e da alta dos preços no mercado, a arrecadação de brinquedos tem sido a maior demanda da organização. Para ajudar na realização da ação, é possível deixar as doações de brinquedos no ponto de mototáxi da comunidade que fica próximo a Praça do Vidigal, na Avenida Presidente João Goulart 920 – 958. Para mais informações, basta entrar em contato através do número do WhatsApp (21) 99342-0050.