Moradora do Vidigal faz sucesso com roupas e acessórios feitos de crochê

Ruanita Cristina, de 35 anos, é dona da Tenda da Cris, espaço de comércio e ação social
Foto: Selma Souza / Voz das Comunidades
Foto: Selma Souza / Voz das Comunidades

A prainha do Vidigal é um show na cidade do Rio de Janeiro. Localizada entre a saída do Leblon e a entrada da São Conrado, a pequena extensão de areia banhada pelo mar guarda grandes personagens que inspiram pessoas no cenário carioca.

Lá, quem nos recebeu na escadaria que dá acesso à praia foi Ruanita Cristina (conhecida como Cris), 35 anos, dona da famosa Tenda da Cris. Ela já empreendeu de várias formas dentro da comunidade do Vidigal. Mas, nos últimos 6 anos, dedica-se totalmente à venda de biquínis de crochê na beira da praia.

Cris expõe várias peças de feitas de crochê
Foto: Selma Souza / Voz das Comunidades

A Tenda da Cris é famosa nas redes sociais pelas peças que ela mesma cria e vende. Basta uma pesquisa rápida pela hashtag #atendadacris no Instagram que é possível visualizar os mais variados modelos: famosos biquínis, shorts, vestidos, brincos e outras peças de vestuário que embelezam a vitrine na Tenda da Cris.

Teste 3

Cris faz da tenda não apenas um ponto comercial, mas também um projeto social. Ela reúne pessoas para ensinar a arte do crochê e desenvolve novos talentos. Geralmente as aulas acontecem na quarta-feira, mas ela relata que todos os dias da semana tem alguém na tenda aprendendo o crochê e muitas produções dos alunos são vendidas ali mesmo, na tenda. Além das pessoas que frequentam o local, Cris também ensina crianças em sua casa, na comunidade do Vidigal.

Alunos da Tenda da Cris
Foto: Selma Souza / Voz das Comunidades

“Para mim, o projeto da Cris é muito importante além de ser uma moda que está no auge, também gera uma renda extra e, para mim, como aluna, serve como uma terapia”, relata Vanessa India, 30 anos, que está há 3 meses participando das aulas de crochê na Tenda da Cris.

Para conhecer, adquirir produtos ou participar das aulas da Cris, basta visitar a tenda, na Prainha do Vidigal, ou procurar pela @atendadacris no Instagram.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]