Foto: Reprodução
O Governo do Rio de Janeiro anunciou um plano de criação de metas para reduzir a desigualdade no estado do Rio de Janeiro e combater a violência em favelas.
Cláudio Castro, governador em exercício, sancionou também um plano de desenvolvimento e metas para os municípios fluminenses. A lei foi proposta pelo deputado estadual do Rio de Janeiro, Waldeck Carneiro (PT).
Teste 3
“O Plano de Desenvolvimento, Cidadania e Direitos em território de favelas e demais áreas populares do estado do Rio vai criar um ambiente de direitos iguais e reduzir o abismo social”, ressaltou o documento do governo.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estipula-se que 32% da população residente no Rio de Janeiro vive abaixo da linha de pobreza.
Em sua rede social, Waldeck ressalta que “a ideia é ter uma agenda de Estado com políticas duradouras para enfrentar, sem pirotecnia nem eleitoralismo, o desafio de incluir, de uma vez por todas, os territórios periféricos na cidadania republicana. Chega daquelas ações que “melhoram mas não resolvem”.
Para o deputado, a desigualdade segue sendo o maior problema do Brasil e a pandemia descortinou e aprofundou ainda mais.
Este projeto visa estruturar setores básicos da população, como:
- educação;
- saúde;
- trabalho, emprego e renda;
- arte e cultura;
- esporte e lazer;
- inclusão digital e inovação tecnológica;
- saneamento básico;
- moradia;
- prevenção a catástrofes;
- segurança pública;
- mobilidade e acessibilidade;
- assistência social e direitos humanos;
- combate à violência contra as mulheres;
Este plano e suas respectivas metas serão constantemente avaliadas, a fim de que seja estabelecido o Índice de Desenvolvimento, Cidadania e Direitos nas favelas da cidade e demais áreas populares (que são as mais afetadas pela ausência desses serviços).