Em reta final, inscrições para o Favela Inova encerram nesta sexta-feira

Ação visa potencializar trabalhos e projetos de jovens periféricos de 18 a 29 anos

Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio de Janeiro

Com o objetivo de incentivar ideias e projetos de moradores de Favela e ainda gerar renda em tempos de pandemia do coronavírus, a empresa Pólen em parceria com a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) organiza o Favela Inova, uma ação que viabiliza a inovação de projetos e de empreendimentos de jovens de 18 a 29 anos. Para isso, a iniciativa busca impulsionar até 30 trabalhos inscritos no edital de seleção, que encerra nesta sexta-feira (16). Os selecionáveis serão separados em grupos de dois a cinco jovens e devem focar na temática de impactos positivos em comunidades.

As propostas escolhidas para participar vão competir por uma posição entre os três finalistas nas duas categorias de inscrição: germinação, para ideias em estágio inicial, e incubação, para projetos que estão num estado mais avançado de desenvolvimento. Serão distribuídas até 30 bolsas de estudo integral de graduação para os integrantes das equipes finalistas. Um dos objetivos centrais da ação é fortalecer o que é produzido dentro da comunidade, aumentando a voz e a vez de jovens que, de acordo o IBGE, representam 31,4% de desocupados na faixa de 18 a 24 anos.

O prazo para inscrições terminam nesta sexta-feira (16).
Foto: Reprodução.

“O objetivo do edital é fortalecer a geração de emprego e rende entre jovens da cidade e potencializar o perfil empreendedor já existente nas favelas e periferias do Rio de Janeiro e dar sustentabilidade de médio e longo prazos às ideias inovadoras desenvolvidas pelas juventudes nesses territórios”, explica Salvino Oliveira, Secretário da JUVRio.

Além desse destaque, as 30 propostas de ideias e projetos inovadores selecionados vão participar do Programa de Germinação e Incubação do Pólen, podendo ser de pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem CNPJ. Para acelerar seus processos empreendedores, serão oferecidas mentorias, oficinas, rede de contato, auxílio na estruturação dos negócios, apoio internacional e créditos em serviço para os projetos selecionados. Para se inscrever no edital, que encerra amanhã, basta acessar a plataforma de cadastro.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]