Alunos de escola no Alemão reclamam de calor excessivo durante as aulas

Segundo informações, os aparelhos de ar-condicionado da Escola Estadual Jornalista Tim Lopes não estão sendo ligados
Foto: Renato Moura - Jornal Voz das comunidades
Foto: Renato Moura / Voz das Comunidades

Após um período de aulas remotas (ou até a falta delas), as aulas presenciais voltaram ao Rio de Janeiro. Escolas de todo o estado e município recebem os alunos novamente, tomando os cuidados necessários na prevenção do Covid-19. Ainda assim, quem aparece como outro grande vilão nas salas de aula é o calor. É o que tem ocorrido na C.E Jornalista Tim Lopes, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio.

Flora Matos, 44 anos, é dona de casa e mãe de dois alunos que estudam na escola. Em uma visita à instituição, ela foi informada que a unidade de ensino não está autorizada a ligar os aparelhos de ar condicionado por conta da Covid-19. Foi relatado também que cabos de alguns aparelhos foram furtados.

Luan Durange, assessor de comunicação da Secretaria de Educação, informou que, por conta do decreto estadual da covid-19, os aparelhos de ar condicionado devem permanecer desligados por questão de saúde pública.

Teste 3

O decreto emitido em 2020 pela secretaria de educação do Rio de Janeiro (resolução n°5854 do dia 30/07/2020) descreve o uso de ar condicionado apenas quando imprescindível e somente com a limpeza de filtros em dia. A alternativa seria o uso de ventiladores. Quanto a este ponto, o informou que o departamento responsável irá verificar internamente e emitir uma nota oficial a respeito.

Em resposta ao Voz das Comunidades, a Secretaria de Estado de Educação informou que, recentemente, o Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes, sofreu furto de cabos e disjuntores, o que inutilizou os 22 aparelhos de ar-condicionado da escola. A resposta também informou que a direção da escola solicitou a abertura de uma sindicância e, em “caráter de urgência, adquiriu 75 ventiladores, disponibilizando, hoje, cinco aparelhos por sala.”

Sobre os aparelhos de ar-condicionado, a Secretaria informou que a reposição está sendo providenciada por meio de processo administrativo para descentralização de recursos e a compra de novas unidades.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]