A Delegacia de Homicídios confirmou que Letícia Sales, de 50 anos, foi morta por um policial durante a operação no Complexo do do Alemão na última semana no Rio de Janeiro. Investigação concluiu que a um cabo da UPP foi responsável pelo disparo que matou a mulher, enquanto ela saía da comunidade na última quinta-feira (21).
De acordo com o Jornal O Globo, o inquérito concluiu que Letícia foi baleada quando não havia confronto. Ele aponta que um policial teria disparado contra um colega de farda, ao confundi-lo. A bala acabou acertando Letícia. Ela, que não morava no Alemão, foi até a comunidade para visitar as filhas e uma amiga pastora. Ao todo, 18 pessoas em dois dias de operação no Alemão.
Ainda conforme o Globo, o responsável pelo disparo foi o cabo Eduardo Nunes Rodrigues Junior, lotado na UPP Parque Proletariado. Em depoimento à Delegacia de Homicídios, ele relatou que estava na Estrada do Itararé, em frente ao Colégio Tim Lopes, quando viu dois veículos pararem lado a lado em um sinal de trânsito. Um i30 e um Prisma, este último era o carro que Letícia dirigia. O policial também relatou que viu uma pessoa armada colocar o corpo para fora do segundo carro e disparou contra o i30, um dos disparos acertou Letícia. Ela chegou a ser socorrida e levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas já chegou morta à unidade.
Teste 3
A incursão conjunta no Complexo do Alemão teve a participação de agentes do Batalhão de Operações Policiais (Bope) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). A moradora do Alemão Solange Mendes também está entre os 18 mortos durante a ação.
Mãe de três filhas e avó de três netos, Letícia morava na comunidade Beira-Rio, no Recreio dos Bandeirantes.
Ação de Defensoria Pública
A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) vai representar a família de Letícia. Filhos e sobrinho da vítima estiveram presentes na Defensoria na última terça-feira (26) para o primeiro atendimento. Em seguida, foram recebidos pelo defensor público-geral Rodrigo Pacheco, além da subdefensora pública-geral institucional, Paloma Lamego.