No desenvolvimento pessoal e cultural, o acesso ao conhecimento torna-se uma etapa essencial na vida de um jovem, pois oferece novas perspectivas e objetivos em sua trajetória. Quando essa oportunidade é direcionada para quem é morador de favela, que infelizmente convive com ações negligentes na área de educação por diversos motivos, essa acessibilidade também detém o poder de transformação social.
Visando uma melhora nesse quadro, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME) oferece, de forma gratuita, a conclusão do Ensino Fundamental para jovens, adultos e idosos pelo programa de Educação Jovens e Adultos (EJA). A oferta é válida para todo território do município do Rio de Janeiro e a idade mínima é de 15 anos.
Para inscrever-se, basta entrar em contato com a Gerência de Educação de Jovens e Adultos, da própria SME, através dos números (21) 2976-2292/29762307. As aulas estão disponíveis em 143 unidades escolares.
Para saber mais sobre a EJA e consultar as opções de escolas disponíveis, os interessados deverão acessar (EJA – www.rio.rj.gov.br).