A cidade do Rio de Janeiro terá dia D de vacinação contra Covid-19, gripe e sarampo, neste próximo sábado (4). A ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com mais de 450 pontos de vacinação, das 8h às 17h. Basta comparecer às unidades de saúde com documento de identificação e a caderneta de vacinação.
Vacina e não vacila, morador! O imunizante contra a gripe estará disponível para toda a população acima dos seis meses de vida. Já a vacina do sarampo é para crianças de seis meses a 4 anos de idade. Todas as pessoas com 5 anos podem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Contudo, a partir desta sexta-feira (3), quem tiver 50 anos ou mais deve tomar a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19, com intervalo de 4 meses da primeira dose de reforço.
Vale ressaltar que caso haja algum atraso na caderneta de vacinação, os demais imunizantes do calendário da criança e do adolescente estarão disponíveis nas unidades de Atenção Primária. Após o dia D, a vacina da gripe continuará sendo aplicada nas unidades de saúde até quando durarem os estoques.
Teste 3
As informações completas e locais estão aqui: https://coronavirus.rio/vacina/
Possíveis dúvidas
Posso tomar a vacina da gripe junto com a vacina da Covid-19?
Sim. A vacina contra Covid-19 pode ser administrada com a vacina da Covid ou outras vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações.
Quem teve Covid-19 pode se vacinar contra a gripe?
Pode, mas deve aguardar quatro semanas após o início dos sintomas ou do resultado positivo do exame para receber o imunizante.
Se eu estiver com febre, posso me vacinar?
Quem estiver com febre deve adiar a ida ao posto para receber a vacina.
Depois de vacinar, eu posso doar sangue?
Anvisa orienta que os vacinados devem esperar um período de 48 horas para doar sangue.
Quem não pode receber a vacina contra gripe?
A vacina contra gripe é contraindicada apenas para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com histórico de alergias graves a doses anteriores.
Por que eu devo me vacinar contra a gripe?
A vacina contra a gripe reduz o risco de agravamento, internações ou óbitos pela doença.
Eu me vacinei contra gripe no ano passado. Preciso tomar a dose de novo?
Sim, porque os vírus que fazem parte da composição da vacina mudam todos os anos, de acordo com o mapeamento dos subtipos do influenza que mais estão circulando naquele ano.
Fonte: Governo do estado