Fotógrafos da Rocinha lançam livro expondo o cotidiano da comunidade

O projeto Rocinha sob Lentes é referência na fotografia popular; obra será distribuída pelo coletivo de forma gratuita
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quatro fotógrafos da Rocinha estão com suas imagens expostas no livro ‘Rocinha Sob Lentes’. Com o patrocínio da Supergasbras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a obra foi lançada na última segunda-feira (14/03), no Polo Rocinha.

A obra conta com imagens de Allan Almeida, Diego Cardoso, Erick Dias e Marcus Costa que apresentam a intimidade do local. No coletivo de fotógrafos há quem mora ou já viveu na maior favela da América Latina. São 2 mil exemplares e 80 fotografias.

A publicação está em inglês e em português e vai ser distribuída na Rocinha, em escolas públicas e nas instituições internacionais. Já no prefácio do livro, de João Roberto Ripper, nome conhecido na fotografia popular, avalia a obra com emoção. “Já lá se vão 50 anos trabalhando como fotógrafo documentarista e, acreditem, ainda me emociono quando descubro fotógrafos populares documentando suas comunidades com aquele misto de intimidade e afeto que só quem vive ou viveu na localidade possui”.

A capa do livro Foto: Reprodução

Teste 3

Mas os fotógrafos do livro são de profissões diferentes e não vivem exclusivamente do trabalho com as câmeras: eles atuam como vigilante, auxiliar administrativo, supervisor de pet shop e garçom. Mas quando atuam na fotografia, conseguem captar todo espírito da comunidade. 

Foto: Allan Almeida

Em relação à organização da publicação, a curadoria e a obra foram feitas pela Engenho Arte e Cultura Lançamento. Depois dessa lançamento, o “Rocinha Sob Lentes” será tema de palestra nos Centros Integrados de Educação Pública (CIEP). Além disso, o projeto também participará de um workshop de quatro dias na Biblioteca Parque Estadual da Rocinha.  Para se inscrever, os interessados devem enviar uma mensagem para o Instagram do grupo até sexta-feira (18).

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]