A Freedom Multimarcas, loja de roupas e acessórios localizada no Complexo do Alemão, nasceu há 2 anos do sonho de Valeria Monteiro, de 38 anos. Para que esse sonho não virasse um pesadelo com a pandemia, Valeria precisou se reinventar. A empresária encontrou nas redes sociais a solução para driblar a crise.
Com a chegada da pandemia e, consequentemente, as medidas de segurança, a loja física Freedom Multimarcas precisou fechar as portas por um tempo. Sendo assim, Valeria apostou nas vendas online e começou a fazer lives no Instagram (@freedom_rj_) com produtos em promoção. A ideia surgiu a partir do feedback de treinamento de uma das marcas vendidas na loja e a procura dos clientes também encorajou Valeria a tomar iniciativa. “Fiz a primeira live com muito medo e receio, porque nunca tinha feito, não sabia como seria. A gente viu que os clientes estavam muito animados mandando mensagens pra gente. Fiz a primeira live, bombou!”, diz.
A conta do Instagram da loja já ultrapassa 73 mil seguidores. De acordo com a empreendedora, aproximadamente 500 pessoas acompanham as transmissões em tempo real, que duram em média 3 horas. Mesmo com a reabertura da loja física, Valeria continua com as vendas online e já realizou quatro lives. Normalmente, as gravações das lives são publicadas no IGTV e um dos vídeos já chegou a 9 mil visualizações. Ela também conta que sentiu os impactos na venda. Atualmente 75% dos clientes compram online.
Do Complexo do Alemão para o Brasil inteiro
Teste 3
Além de vender roupas e acessórios de grife, a Freedom tem a própria marca, que já é sucesso entre famosos, como Jojo Todinho, DJ Bacalhau da FM O Dia, o cantor Vitinho, entre outros. A marca não só conquistou artistas, como também atraiu clientes de outros estados. “Entregamos em toda a região do Alemão, do Rio e do Brasil. A Bahia com a gente é muito forte e São Paulo também. A gente cria essa conexão”, afirma Valeria.
Clientes mais próximos também são fiéis à loja, como Esteves Gouvea, de 39 anos, morador da Penha. “Compro aqui há bastante tempo, porque na loja a marca é boa. Tu chega aqui tu é bem atendido e a roupa cai bem em você”.
Contudo, para manter a clientela fixa, Valeria alega que o diferencial está no atendimento. “A gente preza muito o atendimento com o cliente e a intimidade com o cliente. Eles já entram se sentindo em casa”. No entanto, um outro diferencial que chama atenção na Freedom é o fato de todos os funcionários contratados serem moradores de comunidades.
Valeria garante que o retorno positivo dos clientes e o crescimento da marca são resultado de muito trabalho, inclusive dos funcionários que também fazem parte da história da Freedom. O efeito de todo esse esforço abre caminhos para novos sonhos. “Freedom é liberdade, liberdade da gente que se desprendeu dos medos e seguimos em frente. Tudo partiu de um sonho que se realizou, mas ainda falta. Hoje meu sonho é ver a Freedom em outros lugares e botar a Freedom no shopping”.