Foto: Família Judô Renasce Rocinha / Divulgação
A continuidade das atividades de judô no Morro do Laboriaux, na Rocinha, através do projeto social Família Judô Renasce Rocinha tem auxiliado na transformação social e educação das crianças e adolescentes que frequentam o dojô nas segundas, quartas e sextas-feiras.
Para prosseguir com a proposta de ensinar a doutrina de hierarquia e de respeito da comunidade japonesa, a iniciativa da favela da Zona Sul do Rio de Janeiro criou um financiamento coletivo virtual para iniciar as obras no espaço onde é realizado as aulas da modalidade esportiva.
Teste 3
“Devido a necessidade de obras emergenciais na Laje, que devido às chuvas, pinga no dojô e criou infiltrações que compromete as estruturas do espaço. Como o nosso projeto tem preços super populares, 30,00 reais, e atendemos com o projeto muitas crianças que pagam uma taxa de 5,00, o dinheiro arrecadado é destinado à manutenção do próprio espaço. Surgiu a necessidade de fazer a vaquinha virtual, já que não contamos com nenhuma ajuda governamental ou de patrocínio,” define o fundador do projeto e faixa preta em judô, Mauro Sousa, de 53 anos.
Localizados na rua Maria do Carmo Soares do Nascimento, número 18, o projeto social realiza as inscrições dos jovens interessados diretamente no local. Com os ensinamentos iniciados em agosto de 2020, o projeto atende crianças a partir dos 4 anos e jovens até 17 anos. Para Bianca Martins, de 34 anos, e auxiliar do Família Judô Renasce Rocinha, o movimento é essencial no desenvolvimento dos jovens da comunidade. Pois mostra os caminhos possíveis através do esporte.
“O esporte junto com a educação são fundamentais para a transformação social, principalmente em comunidade como a nossa. Tirando o jovem e as crianças das ruas, ensinando a doutrina japonesa bem como a hierarquia do dojo, encaminhando eles para a vida”, explica.
Para contribuir com o financiamento coletivo da iniciativa social, basta acessar a plataforma online da Kickante neste link. Com objetivo de captar R$ 3 mil reais, a vaquinha ainda possui 50 dias restantes de duração.