Foto: William Santos / Voz das Comunidades
A faixa de pedestres é uma sinalização para garantir a segurança das pessoas durante a travessia, assim como o semáforo. Logo, a ausência da faixa pode dificultar o trânsito e provocar mais chances de acidentes.
O exemplo disso é o que vem acontecendo em frente ao mototáxi da Nova Brasília, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio. Pois, no sinal da Avenida Itaóca, na altura do número 1900, não há faixa de pedestres e o funcionamento do semáforo deixa a desejar.
Teste 3
“Não tem faixa e o sinal abre muito rápido, quando não está escangalhado. Fica difícil para as pessoas atravessarem. Num tempo desse aí a moto me pegou, veio por trás do ônibus e me jogou longe. Tem que melhorar isso aí”, desabafa o morador, Sérgio Ferreira.
No dia a dia, muitas pessoas passam pela via e o fluxo de carros também é intenso. Devido a faixa apagada, tanto motoristas quanto pedestres precisam de atenção redobrada na região. No entanto, segundo comerciantes e moradores locais, há motoristas que desrespeitam a sinalização.
Comerciante local há 4 anos, José Viana afirma que já presenciou muitos acidentes e os idosos são os que mais sofrem. “Quando dá problema no sinal, para consertar é uma luta. Fora os acidentes que já tiveram aqui por causa dessa faixa. A dificuldade maior é para os idosos, as vezes a gente até ajuda atravessando com eles. Esse tempo todinho sem uma faixa de pedestre para o pessoal passar, os próprios motoristas não respeitam. Essa é a real situação aqui”, relata José.
A CET-RIO informou que realizou vistoria no local e a procedência da reclamação foi constatada. Ainda segundo a Companhia, o projeto da faixa para travessia de pedestres já foi encaminhado e a sinalização será revitalizada o mais breve possível no local.
Confira a reportagem completa a seguir: