Iniciaram nesta sexta-feira (18) as matrículas da rede municipal de ensino do Rio

As matrículas estão sendo realizadas de forma on-line e com datas para cada situação

Nesta sexta-feira (18) iniciaram as matrículas on-line da rede municipal de ensino da cidade do Rio para o ano letivo de 2021. Mesmo com uma nova suspensão das aulas presenciais, por conta de uma segunda onda do vírus da Covid-19, as matrículas estão mantidas.

Aqueles alunos que já estudam nas unidades escolares do município, inclusive nas creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI), e não desejam se transferir, terão a matrícula renovada automaticamente com vaga garantida para o ano letivo de 2021 e não necessitam acessar o site. 

Aos alunos que desejam realizar as transferências internas e já estão matriculados na rede municipal de ensino também poderão fazer através da plataforma on-line. 

Pontos de acesso à internet

Teste 3

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, para quem não conseguir realizar a inscrição serão disponibilizadas ao público 1.542 unidades escolares da rede municipal de ensino com acesso gratuito à internet. E terão funcionários presentes no local para auxiliar no preenchimento do formulário. Esses postos (escolas) estarão abertos para atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O atendimento seguirá os protocolos de prevenção da Covid-19.

Creches e EDI

As inscrições para as crianças na idade de creche, entre 6 meses e 3 anos e 11 meses, serão realizadas entre os dias 5 e 10 de janeiro de 2021. Nesse mesmo período, será possível fazer transferência para outra unidade da rede municipal das crianças já atendidas nas Creches/EDIs da prefeitura do Rio.

Para fazer a inscrição, os pais e responsáveis precisam acessar o site e clicar em “Faça sua inscrição” e selecionar a origem do candidato: estuda ou estudou em escola/creche/EDI da Rede Municipal ou nunca estudou em uma unidade da prefeitura do Rio. O responsável poderá selecionar no mínimo uma e no máximo cinco opções de unidades escolares de sua preferência.

Caso precise comprovar algum critério classificatório que foi sinalizado no momento da inscrição, é necessário que o responsável compareça a uma das unidades para a qual fez a inscrição no próximo dia útil após a inscrição com os documentos pertinentes à confirmação da prioridade.

Nesse período, o responsável que deseja realizar a transferência de matrícula entre creches deve acessar o site e indicar o bairro no qual deseja a vaga e grupamento pertencente (Berçário ou Maternal). O site o conduzirá para onde, no bairro, há vaga disponível. Assim, a criança ocupa esta vaga escolhida e é liberada a vaga ocupada anteriormente pela criança.

Para as inscrições de transferência não é necessária a comprovação de critérios classificatórios. Ao finalizar o preenchimento da ficha, é preciso imprimir ou anotar o número da inscrição gerado pelo site. Este número servirá para identificar em qual Creche/EDI a vaga foi reservada. A consulta para obtenção da vaga deverá ser feita pelo site Matrícula Rio na data indicada no comprovante da inscrição. O site irá indicar o dia em que o responsável deverá comparecer à Creche ou EDI para confirmar a matrícula.

Pré-escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos

A transferência para outras unidades escolares da rede municipal dos alunos da Pré-escola, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos acontecerá entre os dias 8 a 13 de janeiro. Também é preciso acessar o site Matrícula Rio e realizar a mudança de escola, escolhendo a opção que mais atenda. Para confirmação da matrícula, o responsável deverá comparecer no início das aulas para entrega da documentação que foi listada no Comprovante de Inscrição.

A transferência de alunos da rede particular ou outros entes federativos para a rede municipal do Rio de Janeiro dos alunos da Pré-escola, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos acontecerá entre os dias 19 a 24 de janeiro. Para confirmação da matrícula, o responsável deverá comparecer no início das aulas para entrega da documentação que foi listada no Comprovante de Inscrição.

Todas estas matrículas podem e devem ser feitas pelo site  www.matricula.rio.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]