“URGENTE: Avião cai na rua joaquim de queiroz”

No dia 18 de novembro, a equipe do Jornal Voz da comunidade resolveu fazer uma pergunta na capa do facebook, escrito “O que aconteceu de tão importante nessa data no Complexo do Alemão? – 28 de novembro de 1959”. Estamos revelando o grande segredo:

Foi em 28 de novembro de 1959, que o Complexo do Alemão foi noticiado em um jornal do Rio de Janeiro, quando caiu um avião da Vasp, indo de Brasília, em que morreram 20 e poucas pessoas. A aeronave caiu na Rua Joaquim de Queiroz, onde a polícia entrou no dia 28 de novembro de 2010. A partir daí, na década de 80, com o crescimento desordenado, com o fechamento do polo têxtil no entorno, com o aumento do desemprego, essa violência muda a disputa territorial. O Alemão sempre figurou na história do Rio de Janeiro como um bairro violento do estado.

EXTRA:

Não é uma favela é um bairro. No ano 2000, a prefeitura do Rio calculou o IDH para medir a qualidade de vida do povo, e o bairro do Alemão foi considerado o pior dos 126 bairros da capital.

Com essa notícia, nós estamos lançando a partir de hoje a coluna ‘Você sabia?”, onde vamos publicar curiosidades do Complexo do Alemão.

Teste 3

 

Fonte: Jornal do Brasil e G1.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]