Inaguração do espaço natura no Teleférico do Alemão

Rio de Janeiro, 14 de abril de 2012 – No próximo dia 14, a Natura inaugura seu espaço de vivência da marca na Estação Itararé/Natura, no teleférico do Complexo do Alemão. Concebido como uma praça, para ser um ponto de aproximação e conexão com a comunidade, o espaço permitirá experimentação de produtos Natura em um amplo ambiente que estimula o relacionamento entre moradores, consumidores e consultoras Natura (revendedoras da marca).

Além do espaço físico, a Natura estará presente em todas as estações com painéis que trazem histórias reais contadas e protagonizadas pelos próprios moradores do Complexo do Alemão. Eles contam relações que se dão no cotidiano e fazem a história de cada um e da comunidade. E trazem exemplos de relações familiares, entre amigos, vizinhos, de relações comerciais, de trabalho, além do olhar para o futuro da própria comunidade. Moradora do complexo há mais de 50 anos, Dona Glória retrata o valor da família em um desses painéis. Acompanhada do marido, do filho, da nora e da neta, ela destaca o quanto a união e a convivência são importantes para o Estar Bem. Da varanda de sua casa, no Morro do Adeus, a família relembra as transformações da comunidade que escolheu para viver.

Assim como o Projeto Comunidades da Natura, todo o projeto na estação Itararé/Natura foi desenvolvido com a participação ativa da própria comunidade. “Desde o início do Projeto Comunidades, em 2007, procuramos entender a comunidade para, a partir das necessidades locais, construirmos nossa aproximação. É o que chamamos de uma estratégia de construção ‘de dentro para dentro’. Ao longo desses anos, realizamos visitas às comunidades, workshops, pesquisas em profundidade e etnográficas, além de entrevistas. Nós fornecemos câmeras aos moradores e visitamos residências para mapeamento de símbolos e significados locais. Essas ações sempre tiveram o objetivo de privilegiar a proximidade com os moradores e, a partir disso, construirmos, juntos, formas para cada um se desenvolver, a comunidade como um todo e a própria Natura”, explica Jorge Rosolino, diretor regional da Natura.

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O espaço tem um valor simbólico dessa trajetória e pretende ser um epicentro que reverbere todas as atividades do projeto Comunidades, que, a partir de 2012, foi de fato incorporado ao modelo de negócio da Natura no Rio de Janeiro. Com o nome Natura na Comunidade, o modelo está sendo expandido para 50 comunidades do Rio de Janeiro, atingindo 500 mil pessoas. “Nosso objetivo é evoluir nosso modelo de negócio, contemplando, dentro do próprio modelo, ganhos para a comunidade, para o desenvolvimento individual e oportunidades para a própria Natura. Além de dar mais oportunidades de trabalho autônomo via venda direta, também queremos contribuir para o desenvolvimento humano e implementar um processo de reinvestimento social feito e voltado para a própria Comunidade”, detalha Jorge Rosolino.

A atuação da empresa nas favelas cariocas inclui a identificação de oportunidades de negócio – como a flexibilização das regras para facilitar a entrada de novas pessoas como consultoras Natura –, que gerem renda para populações com dificuldades de inserção no mercado de trabalho e oportunidade de novos negócios para os moradores. Além disso, há o investimento social privado na própria comunidade. “O Espaço Natura é peça fundamental para o projeto, pois é nele, ou ao redor dele, que acontece grande parte dos treinamentos, cursos, projetos culturais e sociais, início de novas consultoras, sem falar na exposição de produtos, lançamentos e comunicação”, destaca Rosolino. “Por isso, quando criamos o Espaço, procuramos torná-lo um local convidativo e que permitisse a convivência dos moradores locais. O quiosque Natura possui uma grande árvore, em forma de escultura, que acolhe o ambiente. Todos os materiais ali presentes foram escolhidos visando à redução do impacto ambiental. Além disso, o projeto possui diversos materiais reaproveitados que representam a simplicidade, a arte e o poder de transformação”, completa Marcelo M. Bicudo, sócio e diretor de criação e estratégia da Epigram, agência escolhida pela Natura para desenvolver o projeto do espaço e sua comunicação.

Para as consultoras Natura do Complexo do Alemão, o quiosque permitirá que recebam seus clientes e apresentem as novidades da marca. Os moradores serão presenteados com oficinas de maquiagem, treinamentos, como de orientação financeira, e outras ações que valorizam a comunidade e fortalecem a autoestima dos moradores. No local, também haverá uma Consultora Natura Orientadora disponível para quem quiser se tornar Consultora Natura.

“Estamos muito felizes em estar cada vez mais presentes no dia a dia dos moradores do Complexo do Alemão. A estação Itararé/Natura é um marco na relação da Natura com as comunidades do Rio e especialmente com o Complexo do Alemão, onde estamos presentes há mais de seis anos. Por isso, no dia 14, faremos um grande encontro com ações de parceiros locais e da própria Natura para simbolizar essa celebração”, completa Rosolino.

Também no dia 14, será lançado um site, o Natura na Comunidade (naturanacomunidade.com.br), que reunirá histórias dos moradores das comunidades cariocas.

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EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

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