O sábado foi um dia decisivo para quatro times de diferentes comunidades. Depois de 2 anos parada por conta da pandemia, a Taça das Favelas voltava com força total para alegria da torcida, jogadores e organizadores.
Cerca de 20 mil pessoas compareceram ao estádio Moça Bonita, no bairro de Bangu, zona oeste do Rio de Janeiro, onde aconteceu a final da Taça das Favelas 2022. Na categoria feminina, Sapo de Camará enfrentou o Complexo da Coréia. No masculino, Muquiço entrou em campo contra CRB Dick.
A primeira decisão foi na categoria feminina e o jogo começou intenso. Complexo da Coréia atuou fortemente no ataque, fazendo uma pressão imensa sobre a seleção de Sapo de Camará, que se defendia como podia. A camisa 10 do Complexo da Coréia, Pamela, saiu depois de meia hora de jogo, com dores no joelho; a jogadora foi muito aplaudida devido ao seu desempenho ao longo do campeonato. Ainda assim, o time não perdeu o ritmo e continuou atacando. Ainda que conseguisse criar boas chances de abrir o placar, o time não conseguia achar o gol.
Teste 3
Em contrapartida, Sapo Camará se defendia como podia. Então o time adotou o contra-ataque como uma estratégia contra a seleção adversária. No segundo tempo, a estratégia deu certo. Depois de receber uma bola alta, Miudinha dominou a bola, correu e acertou no ângulo, abrindo o placar. Até o final da partida, o Sapo de Camará segurou a pressão do Complexo da Coréia como pôde. Com a vitória, a seleção se consagrou campeã feminina da Taça das Favelas 2022.
As meninas da seleção de Sapo de Camará ainda estavam comemorando a vitória com a torcida quando as equipes masculinas entraram em campo. Muquiço levou uma galera em peso para o estádio, mas não intimidou a galera que torcia pelo CRB Dick. A torcida laranja levou balões, faixas e vibraram bastante durante o evento.
Em campo, as seleções fizeram um jogo muito equilibrado. As seleções trocaram ataques, dribles e muitas defesas inimagináveis, tanto que o primeiro tempo terminou em 0 x 0. Na etapa complementar, após um cruzamento originado de um escateio, Ruan, que não tinha marcado gol na competição, abriu o placar para a seleção Muquiço. Mesmo com o 1 x 0, CRB Dick não desanimou e continuou insistindo atrás do empate, mas não conseguiu encontrar o gol. E Muquiço levou o troféu da Taça das Favelas 2022, na categoria masculina.
Ao final, equipes de ambas categorias festejaram o título juntas.