Será nossa história? Será o fato de termos sido colonizados por um dos povos mais corruptos do mundo? Serão as dividas histórico-sociais que até hoje não pagamos nem as primeiras parcelas cujos juros só aumentam com o passar do tempo? Serão nossos políticos? Não se espante com a resposta, mas, certamente não, nenhum destes se qualifica como o maior problema do Brasil individualmente. O maior problema do Brasil é seu povo.
A bola de neve neste país tropical é muito maior do que a de qualquer país que literalmente neve. O lixo que se joga do carro, a cola na escola, o atestado para não trabalhar no dia do churrasco do seu vizinho, o cheque sem fundo, a fila que se fura, dentre outros exemplos mais, são atos pequenos cometidos no dia a dia por centenas de milhões de brasileiros que, pasmem! Reclamam de seus governantes. O que eles não sabem, é que os políticos são o reflexo do povo.
A corrupção é inerente ao ser humano, são raras as exceções que não sucumbem a este mal, e é por isso que os que a superam estão presentes nas escrituras, nas cerimônias de santificação, são até mesmo lendas locais de povos que os cultuam… A honestidade é a mais rara das virtudes, pois, quanto menos se tem e menos se é, mais facilidade se encontra para ser honesto. Contudo, como dizia Maquiavel, um dos maiores filósofos políticos do renascimento, dê ao homem o poder, e verá quem ele realmente é.
Teste 3
Qual é o maior problema do Brasil é a pergunta de um centavo, muito fácil respondê-la, contudo, como solucionar o maior problema do Brasil é a pergunta de um milhão de dólares. Este problema é de caráter cultural, e por acaso você já percebeu que o Brasil sofre de uma mestiçagem cultural desnorteante? O sincretismo cultural, étnico e religioso que se deram e nossa história, somados á globalização que promove manifestações culturais de lugares distantes em nosso cotidiano contribuiu em muito para que não saibamos qual é a nossa identidade.
E por falar em identidade, você sabe quem inventou o relógio de pulso, quem inventou o rádio e quem inventou o balão a ar? Você sabe quem inventou o avião que é o meio de transporte mais seguro do mundo e o concreto armado que levanta os arranha-céus de todo mundo? Foram estrangeiros? Não, foram brasileiros… E são poucos os que sabem disso, por que o Brasil não valoriza seus filhos, e seus filhos não o valorizam. Se o povo e o país se conhecessem melhor, não agissem como se fossem pai e filhos que não se toleram, com certeza estaríamos muito a frente de onde estamos agora.
Quem nos dera ter a solução para este problema cultural tão evidente, quem nos dera na verdade, se os nossos políticos se esforçassem pelo menos um pouco mais do que quem criou a bandeira do Japão para encontrar esta solução… Mas eles estão muito ocupados metendo a mão no bolso de um povo que não se sente um povo, por que isto é a última coisa que os governantes querem, pois o dia em que o povo se sentir um só povo… O gigante acorda para nunca mais dormir enquanto um político desonesto em solo pátrio existir.
Sobre o autor:
Me chamo João Pedro Dornelles Claret, tenho 21 anos e sou estudante de Direito da Universidade Federal do Tocantins, fundador da Web-page Brasil Intelecto que reúne um grupo de jovens de destaque no intuito de difundir conhecimento e cultura. Além de músico, também sou poeta com minha obra ¨Etapas do Viver¨ prestes a ser publicada.