Clínica da Família do PPG criou um grupo no WhatsApp para as grávidas tirarem dúvidas e receberem informações sobre consultas e vacinas
A unidade da Clínica da Família do PPG vem adotando desde junho deste ano um grupo no WhatsApp para atendimento das grávidas da comunidade, o GestsApp. Esse grupo já conta com 56 gestantes, sendo que destas, cinco mulheres que deram à luz recentemente ainda permanecem. O gerente da unidade, Celisio Werneck explica que durante quatro anos foi possível identificar um considerável número de faltas às consultas de pré-natal, um “desinteresse pelo acompanhamento na unidade”. Dessa forma, a estratégia do grupo para gestantes tem como objetivo minimizar as complicações no pré e pós-parto através desse acompanhamento e de um aceso mais direto e próximo às informações relacionadas ao bebe, como por exemplo, o prazo para a realização do teste do pezinho.
A partir do GestsApp foi criado o grupo físico “Grávidas e Belas”, sob a direção do técnico de enfermagem Lohan Envangelista, que através do grupo online tem sido garantida a frequência todas as terças feiras. Para as futuras mamães que estejam com a caderneta de vacinação em dia e que frequentem as reuniões e as consultas do pré-natal é oferecido um ensaio fotográfico como forma de brinde.
Uma das médicas na unidade, a doutora Maysa Feitosa fala que a criação do grupo foi um sucesso e que é uma estratégia muito importante: “foi uma explosão de novidades e devido a grande adesão por parte das gestantes, em apenas um mês, já reduzimos a zero as faltas no pré natal, além de inúmeras orientações que podem ser dadas em tempo real e extramuros com total aceitação por parte dos participantes. Uma estratégia linda que indico para as demais unidades de clinica da família. Vale a pena”.
Teste 3
Para Werneck, quanto mais próximo o serviço público es ver facilitando o acesso da população a esclarecimentos e informações sobre a saúde como um todo, o objetivo estará sendo cumprido. Com o GestsApp, o grupo do Planeja- mento Familiar tem sido o mais beneficiado: “As reuniões quinzenais têm aumentado a frequência a cada semana. A procura pelos métodos de esterilização tem sido eficaz e com grande resolutividade”, relata o gerente da unidade.
O grupo no WhatsApp fez tanto sucesso que as gestantes sugeriram que não fossem tiradas do grupo após seis meses de nascimento do bebê, que é um pré-requisito do grupo. Mas, a ideia é criar um novo grupo com as mães de recém-nascidos até o primeiro ano, acompanhando e monitorando as consultas até lá.
Para a mãe de primeira viagem, Laís Araújo Aguiar essa foi uma ferramenta muito ú l: “É ótimo, pois somos respondidas sempre com muita rapidez e atenção independente do horário pelos profissionais que fazem parte do grupo, eles são sempre muito atenciosos”.
A interação das mães e gestantes é fundamental porque cada uma pode acrescentar uma experiência “pessoal que pode ajudar as demais, “acabamos aprendendo com as dúvidas umas das outras”. O GestsApp é um grupo focado apenas a assuntos relacionados à gravidez e aos cuidados dos bebês, “o foco principal que é sanar dúvidas e interação entre as meninas do grupo. A ajuda de um profissional me deixa mais tranquila e segura que estarei agindo da forma correta com meu bebezinho”, expressa Laís, mãe do pequeno Levi Henrique.
“Foi uma explosão de novidades e devido a grande adesão por parte das gestantes, em apenas um mês, já reduzimos a zero as faltas no pré natal, além de inúmeras orientações que podem ser dadas em tempo real e extramuros com total aceitação por parte dos participantes ” – conta a Dra Maysa Feitosa”