Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades
Em Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, está localizada a maior horta comunitária da América Latina. O projeto mudou a vidas de muitos moradores gerando emprego, além de oferecer alimentos saudáveis por um preço acessível ou doados.
A Horta Comunitária de Manguinhos começou em 2013 financiada pela prefeitura. Atualmente o projeto emprega 21 hortelãos, incluindo homens e mulheres de diversas idades. Segundo Eduardo Cavaliere, Secretário Municipal de Meio Ambiente, a Horta de Manguinhos é um grande símbolo, usada como exemplo e inspiração para outras hortas da cidade.
Teste 3
Além de possibilitar que os moradores tenham acesso a alimentos saudáveis, a Horta de Manguinhos transforma vidas. “O nome dessa horta é Hortas Carioca, mas o sobrenome dela é Resgatar Vidas. Eu estava desempregado e não sabia o que ia ser de mim. Hoje, essa horta resgatou não só minha vida, como a de outras pessoas que trabalham aqui dentro”, afirma Ezequiel Dias, agente integrador.
Outro exemplo é a história de Dione Enedina. Para ela, a horta é uma grande ajuda. “Na minha vida essa horta foi tudo, porque na época eu me aposentei e fiquei chateada com a vida. De repente apareceu esse projeto, eu me inscrevi e falei ‘se me chamarem eu to dentro’. Essa horta aqui pra mim caiu do céu porque me ajudou muito e está me ajudando até hoje”, conta a hortelã.
Confira a reportagem abaixo: