No estilo “monte você mesmo”, loja de massas da Vila Cruzeiro também faz entregas pelo aplicativo iFood
A loja massas.com, que fica na Estrada José Rucas, na Vila Cruzeiro, oferece um gostinho italiano para o paladar dos moradores do Complexo da Penha, na zona norte do Rio. Quando teve a ideia do empreendimento, Helder Carvalho, de 30 anos, queria que os clientes pudessem montar seu próprio prato, como já faz uma rede popular em vários pontos da cidade. Para isso, o cardápio oferece seis tipos de massa, como o tradicional espaguete até a versão talharim, várias opções de molho, além de dezenas de acompanhamentos como linguiça, bacon e alcaparras.
Antes de abrir o massas.com, Helder – cria da Vila Cruzeiro -, trabalhou em um restaurante na zona sul, hora como auxiliar de cozinha, hora como repositor de bufê. Segundo ele, trabalhar com o alimento desde o preparo até o consumo final do cliente fez com que se encantasse com o mundo da alimentação, além de ter sido uma grande fonte de aprendizagem. “Todos os dias eu aprendia uma coisa nova. Conheci e fui gostando cada vez mais”.
Em 2012, o restaurante diminuiu o faturamento. Por isso, Helder entrou na estatística dos mais de 12 milhões de desempregados dos últimos anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas, como dizem, há males que vem para o bem. O demitido pegou todo o dinheiro que recebeu da rescisão, investiu no sonho de ter o próprio negócio e virou empresário. A pesquisa do que ainda faltava na comunidade em ofertas de comida foi o fator determinante para decidir por uma loja de massas. “Tinha muito hambúrguer, outros tipos de comida, mas uma loja de massas, não”.
Teste 3
Sem nenhum incentivo público ou privado, contou com a colaboração de parentes e amigos. A irmã mais velha cedeu, por um precinho camarada, o espaço da loja e as panelas; um amigo ajudou com o freezer; o fogão pegou da própria casa; e assim foi indo. “A geladeira eu vi anunciando em um grupo do facebook e fui buscar de madrugada”.
Sobre as dificuldades, Helder já conta rindo. “No início eu tinha que ir ao mercado em frente à loja comprar um ingrediente que não tinha. Era triste quando eu já tinha ido comprar e o cliente desistia. Fora que, no começo, foi complicado explicar para as pessoas que elas iam montar o macarrão delas, que o prato não vinha pronto e que elas poderiam escolher a combinação de acordo com o próprio gosto”. Helder atribui o sucesso de empreendimento exatamente a isso, ao diferencial da variedade e autonomia de poder misturar os ingredientes. Luana Verly, de 24 anos, trabalha nas redondezas e aprovou tanto a novidade, quanto o sabor da comida. “Sempre que eu não trago comida de casa, como lá. Meu prato preferido é o macarrão parafuso com linguiça.”
Estudante de marketing, Helder não cozinha mais por ter que se dedicar à parte de administração e de compras. No assunto das finanças, afirma com tranquilidade que o lucro não foi imediato, porque ele precisava devolver os utensílios, além de ter que reinvestir o capital na loja.
Mas foi questão de tempo. Hoje o faturamento continua crescendo em bom ritmo e só não abriu a segunda unidade do massas.com por prudência. “A crise freou um pouquinho e eu preferi deixar para mais tarde”.
Enquanto a segunda loja física não vem, Helder trabalha com delivery. Através da entrega atende os bairros de Cordovil, Bonsucesso, incluindo o Complexo do Alemão. Para pedir, o telefone é 3117-4006, ou pelo aplicativo iFood. Como formas de pagamento são aceitos dinheiro e cartões de débito ou crédito, das bandeiras Visa ou Mastercard.