OMS NÃO criou cronograma de futuras cepas do novo coronavírus

Nas redes sociais, uma suposta informação da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o Fórum Econômico Mundial e outras organizações teriam criado um cronograma de liberação de futuras cepas

OMS NÃO criou cronograma de futuras cepas do novo coronavírus

Nas redes sociais, uma suposta informação da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o Fórum Econômico Mundial e outras organizações teriam criado um cronograma de liberação de futuras cepas do novo coronavírus. O objetivo é forçar uma vacinação periódica da Covid-19, segundo o post. A legenda diz ainda que as vacinas encheriam o corpo de óxido de grafeno para conectar as pessoas à internet 5G. Mas, tudo não passa de INFORMAÇÕES FALSAS.

A tabela apresentada como uma possível prova de um cronograma de “cepas fabricadas da Covid-19” não tem relação com as datas em que foram de fato identificadas diferentes versões do novo coronavírus. De acordo com a publicação, a variante zeta, detectada no Brasil em outubro do ano passado, por exemplo, seria “liberada” em agosto deste ano. Já a delta, sequenciada na Índia também em outubro de 2020, ficaria conhecida apenas em junho deste ano, segundo a publicação. Esse desencontro das datas na imagem mostra que se trata de um conteúdo sem nenhuma base científica.

Confira a falsa imagem:

A legenda do post falso também diz que tal cronograma seria “oficial” e disponibiliza um link da OMS. Contudo, o endereço eletrônico leva ao site onde a organização descreve o monitoramento que realiza para cada uma das cepas.
Foto: Internet

Teste 3

Vale lembrar que cepas são variantes que sofreram mutações genéticas, podendo se tornar mais contagiosas que as originais, mas que ainda mantêm a maior parte das características do vírus primário.

Nesse post, como se observa, há uma sequência de letras do alfabeto grego usadas pela OMS, desde junho de 2021, para nomear as cepas do novo coronavírus – onde são listadas 21 variantes -. Segundo a publicação, elas começaram a ser liberadas a partir de junho de 2021. Contudo, pelo menos nove das cepas já foram identificadas antes das datas da falsa publicação.

A transmissão de conteúdos falsos a respeito qualquer assunto é extremamente grave. Tem muitas consequências e pode afetar a vida de alguém de diversas formas. Verifique as informações antes de compartilhar em grupos de família, amigos ou quaisquer outros.

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]