O uso de máscaras NÃO acumula micróbios que podem causar câncer

Circula pelas redes sociais que o uso de máscaras no longo prazo provocaria uma contaminação de bactérias nos pulmões, causando posteriormente câncer. O artigo diz que essa conclusão veio de uma

O uso de máscaras NÃO acumula micróbios que podem causar câncer

Circula pelas redes sociais que o uso de máscaras no longo prazo provocaria uma contaminação de bactérias nos pulmões, causando posteriormente câncer. O artigo diz que essa conclusão veio de uma pesquisa publicada na edição de fevereiro da revista Câncer Discovery por um grupo de cientistas.

O estudo, liderado pelo pesquisador Leopoldo Segal, foi publicado na revista Câncer Discovery e não analisou o uso de máscaras em nenhum momento. Em nota, a Escola Grossman de Medicina da Universidade de Nova York, instituição onde Segal leciona e o estudo foi conduzido, contestou a associação feita pelo texto que circula nas redes sociais.

Além disso, a análise ocorreu entre março de 2013 e outubro de 2018, ou seja, muito antes da pandemia. Portanto, a informação é falsa.

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]