É MENTIRA que votar só em um cargo eleitoral anula voto por completo

Mal começou as eleições e as fake news que atacam o sistema de votação brasileiro já iniciaram. O Brasil possui um dos sistemas eleitorais mais eficientes e confiáveis do mundo

É MENTIRA que votar só em um cargo eleitoral anula voto por completo

Mal começou as eleições e as fake news que atacam o sistema de votação brasileiro já iniciaram. O Brasil possui um dos sistemas eleitorais mais eficientes e confiáveis do mundo e informações falsas pipocam aos montes entre as redes sociais.

Como forma de ação de combate a desinformação, o próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu influenciadores e jornalistas comunitários em Brasília para entender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro.

Entre as mensagens falsas que circulam nas redes sociais sobre as eleições, tem como alvo os votos brancos em nulos. A mensagem alega um relato de um treinamento com mesários da eleição, onde a instrutora fala que caso o eleitor vote em apenas um cargo e anule (ou vote em branco) nas outras cadeiras, o voto não é computado.

Teste 3

Uma completa MENTIRA.

Neste ano, mais uma vez temos a opção de escolher candidatos que disputarão os cargos de deputados (estadual e federal), governador, presidente e senador. E será possível votar em um único candidato de qualquer função sem precisar votar nas outras funções – e essa ação não anulará o voto. Conforme informações no site da Justiça Eleitoral, a urna eletrônica contabiliza cada voto de forma individual e a escolha pelo voto branco e nulo não interfere na forma que o equipamento computará.

Segundo o Glossário Eleitoral, o voto em branco ocorre quando o eleitor não manifesta preferência por candidatos. E o voto nulo é quando o eleitor manifesta sua vontade em anular o voto. Quando isso ocorre, a própria urna emite um alerta para o eleitor. Caso ele opte em continuar, basta pressionar o botão confirma. O site da Justiça Eleitoral afirma que votos brancos e nulos não definem eleição.

A transmissão de conteúdos falsos a respeito de qualquer assunto é extremamente grave. Tem muitas consequências e pode afetar a vida de alguém de diversas formas. Verifique as informações antes de compartilhar em grupos de família, amigos ou quaisquer outros.

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]