É FALSO vídeo que mostra Lula “possuído” por estar com lideranças do candomblé
As eleições estão acaloradas e várias fake news começaram a circular em torno das candidaturas que chegaram ao segundo turno, algo que já acontecia antes das eleições iniciarem este ano.
As eleições estão acaloradas e várias fake news começaram a circular em torno das candidaturas que chegaram ao segundo turno, algo que já acontecia antes das eleições iniciarem este ano.
Em mais um episódio, um suposto vídeo que circula mostra o candidato à presidência Lula com lideranças religiosas de matriz africana. Na imagem, ele “aparenta”, estar “falando com o dêmonio” e na descrição diz que ele está “possuído”.
O vídeo manipulado é totalmenteFALSO. Há uma distorção das falas do ex-presidente. Frases dele foram cortadas e reorganizadas de forma que ele fale que líderes de matriz africana participariam de um futuro governo. Além disso, o vídeo complementa que, depois de tomar banho de pipoca e receber uma imagem de Xangô, Lula estaria “falando com o demônio”.
Teste 3
Na verdade, o vídeo, que está disponívelneste link, foi gravado em 2021, em um encontro do ex-presidente com lideranças do movimento negro, em Salvador. Inclusive, já foi desmentido. Além dele, outras figuras políticas do Partido dos Trabalhadores e pessoas de diferentes vertentes religiosas (evangélicos e candomblescistas) estavam presentes no evento. No vídeo original, Lula faz uma crítica a opositores que acusavam que ele estaria “falando com o demônio”, além de convidar as lideranças do movimento negro para participar da elaboração um plano governamental que seria aplicado na área da educação.
Cuidado ao receber as mensagens. Atente-se aos detalhes e questione a pessoa que lhe enviou. Em caso de dúvidas, pesquise sobre a autenticidade das mensagens em sites de verificações de notícias, ou entre em contato com a equipe do Voz das Comunidades. Baixe nosso app e fique por dentro das notícias das favelas do Rio de Janeiro, além de também ficar bem informado sobre mensagens falsas e golpes na internet.