Morador do Complexo da Penha, mais especificamente da Rua Ardiria, João Felipe Damazio, de 23 anos, há 3 anos é praticante da modalidade de corrida de rua. O jovem começou no esporte em 2018 por meio do serviço militar, no qual enxergaram potencial nele no atletismo. Desde então, não parou mais de correr, e agora representa o Brasil em competições, na busca de ser um embaixador da atividade física na sua comunidade.
Atualmente, por influência deste potencial visto pelos seus superiores, João realiza a maioria dos seus treinos na Escola de Educação Física do Exército, que fica na Urca, zona Sul da cidade. Ainda assim, sempre que está na comunidade, utiliza a Praça do Rato, localizada ao final da sua rua, já no bairro de Olaria, para se manter em forma. O corredor já é figura conhecida de outros moradores que vão até a praça se exercitar. “Se você chegar aqui e perguntar meu nome, poucos vão saber, mas se falar do menino que corre, já sabem quem eu sou”. João auxilia moradores que praticam corridas na praça para melhorar a atividade física deles e até mesmo evitar lesões por falta de experiência.
Benefícios da prática
A corrida é um dos exercícios físicos mais eficientes para quem quer perder peso com saúde. De acordo com alguns estudos, a corrida auxilia na diminuição dos riscos de doenças e melhora até aspectos emocionais, aumentando a longevidade do atleta. Esta atividade é frequentemente vista em ruas largas, longas e asfaltadas do entorno das comunidades do Rio.
Teste 3
Os treinadores Fred Altman e Ricardo Lamoglia são pessoas fundamentais no cotidiano de treinos do João, que corre cerca de 12km a 15km por dia. Mas não para por aí. Além da intensa rotina de corrida pelas ruas, a alimentação é um fator crucial para manter o condicionamento físico. “Sempre gostei de me exercitar, mas, quando entrei no exército, tive a oportunidade de ter uma disciplina maior e tive ajuda para treinar a maneira certa de correr e fui me interessando”. Muito mais do que um exercício, a corrida é um esporte de alto rendimento.
Nestes poucos anos, João é integrante da equipe Rl Triathlon e da Ir Além Run. E, já coleciona 11 pódios em competições de corrida de rua. Ele fala de como a atividade física é um importante agente de transformação na vida das pessoas: “O esporte é vida. Ele nos ajuda a nos sentirmos melhor. E os benefícios da corrida são o prazer e a tranquilidade. Você se sente bem correndo. A corrida tira as pessoas do sedentarismo. O esporte está entrelaçado com a nossa vida. Seja você praticando pouco ou muito, mas pelo menos estando ali. Muitos na comunidade não tem condições de pagar uma academia e tal e uma simples corrida vira uma ótima alternativa”.