A partir de amanhã (27), um período essencial retorna para os estudantes nas comunidades cariocas: a segunda fase de pré-matrículas na rede estadual. Com o objetivo de priorizar os alunos que não foram alocados na primeira etapa, a quinta-feira e a sexta-feira desta semana são datas exclusivas para quem não participou no primeiro momento. A partir do próximo sábado, dia 29, as inscrições são para todos.
A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) realiza a abertura da etapa a partir das 8h, por meio do site Matrícula Fácil, que pode ser acessado clicando neste link (https://www.matriculafacil.rj.gov.br/). Para os estudantes que não confirmaram na primeira fase ou que perderam os prazos de inscrição, a abertura é neste sábado e acontece a partir das 8h também. Diferente da proposta inicial, onde os candidatos escolhiam mais de uma opção de escola, nessa a escolha é única; já que as vagas disponíveis são as remanescentes da primeira etapa, ou seja, é de acordo com a disponibilidade.
No momento da conclusão da pré-matrícula na plataforma do Governo, o candidato ou os responsáveis, caso o estudante não possua os 18 anos completos, precisa comparecer à escola escolhida com a documentação solicitada (certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade pessoal ou do familiar responsável, histórico escolar, laudo comprobatório de deficiências declaradas, comprovante de residência e atestado médico para atividades físicas), em dois dias úteis.
A partir do dia 02 de fevereiro, também às 8h, os alunos já matriculados na rede estadual de ensino público poderão realizar, exclusivamente através do site www.matriculafacil.rj.gov.br, a transferência imediata, caso haja a disponibilidade de vaga, e/ou o preenchimento de um cadastro para transferência informatizada. Em todos os casos, o aluno deverá informar o seu número de matrícula ativa em 2022, no ato da inscrição.