O Projeto Favela Mundo abre inscrições a partir desta segunda-feira (17) para as oficinas artísticas gratuitas de 2022. A iniciativa é patrocinada pelo MetrôRio e é destinada para crianças e jovens, de 2 a 18 anos, moradores das favelas Cidade de Deus, Caju e Acari.
Serão oferecidas 950 vagas nos cursos de teatro, hip-hop, musicalização infantil, violão, jazz e danças brasileiras. O único pré-requisito exigido é que as crianças e os jovens estejam estudando. As atividades começam dia 14 de fevereiro e durarão 12 meses.
Em Acari, as aulas serão realizadas na Escola Municipal Daniel Piza, localizada na Avenida Prefeito Sá Lessa, 229. No Caju, as oficinas vão acontecer na Associação A Arte Salva Vidas, na Rua General Sampaio, 74 fundos. Já na Cidade de Deus, o projeto será no EDI Senhora Perciliana de Alvarenga, na Rua Moisés, sem número.
Teste 3
Patrocinado também pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, ICTSIRIO e Lamsa, com apoio do Instituto Invepar, o projeto já beneficiou quase 7 mil crianças e adolescentes nos últimos 11 anos.
“Ficamos muito felizes em estarmos simultaneamente em três grandes comunidades da cidade em 2022. Esperamos estimular as crianças e jovens a voltarem a estudar, uma vez que a pandemia fez com que os números da evasão escolar aumentassem muito. Estamos chegando com diversas atividades no contraturno e sempre com o foco no estímulo ao estudo e no desenvolvimento das potencialidades de nossos alunos”, afirma Marcello Andriotti, fundador da ONG Favela Mundo, homônima ao projeto, ressaltando que as aulas seguirão todas as recomendações de prevenção à Covid-19, especialmente o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento entre os alunos e a distribuição de álcool em gel.
A ONG Favela Mundo foi fundada em setembro de 2010 e traz em seu currículo, desde 2014, o reconhecimento pela Organização das Nações Unidas (ONU) de “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”, no World Cities Day, em Nova York; além de representar o país em outros eventos nos Estados Unidos, Canadá, México, Cuba e Marrocos.
As inscrições devem ser feitas às segundas, quartas e quintas-feiras, das 10h às 16h, pelo e-mail: [email protected]; ou pelo telefone: 2236-4129.