No dia 20 de dezembro, os gamers influencers de Free Fire, Diego Eloi (@dantes.ff) e Lazaro da Silva (@lazarosilvabr) vão realizar no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio, a segunda edição do Projeto X1.
A primeira edição foi realizada no Parque Vila Maria, na capital paulista. Agora, é a vez do Rio de Janeiro receber o evento. O intuito do projeto é promover uma troca interativa entre a comunidade e o universo gamer.
De acordo com os organizadores, a ideia é que o projeto aconteça uma vez por mês em alguma comunidade do país, visando alcançar cada vez mais crianças que sonham em viver profissionalmente do universo gamer.
Como surgiu o projeto
Teste 3
Focado em Free Fire, a iniciativa surgiu após os influenciadores terem feito uma ação de dia das crianças na comunidade do Jandaia, em Ribeirão Preto, bairro em que nasceu o gamer Dantes. Naquela ocasião, eles doaram cerca de 150 brinquedos e um iphone, onde cerca de 30 crianças disputaram pelo aparelho dentro de uma partida de Free Fire.
“Tanto eu quanto Dantes somos nascidos e criados em comunidades carentes. Hoje, como vivemos do Free Fire, sabemos a dificuldade que é pra uma criança de baixa renda conseguir uma visibilidade e também ter recursos, como um celular bom ou um pc gamer pra fazer suas lives, jogar, e conseguir conquistar seu sonho. Então pensando em nós mesmos no lugar daquelas crianças, queremos de alguma forma tentar tornar esse caminho mais fácil. Não só para conquistar o prêmio, mas também pra cada uma das crianças que estiverem lá se espelharem em nós e terem um pouco de esperança, que é possível sim viver do jogo“, contou o gamer Lazaro da Silva.
Sobre o torneio
O campeonato é voltado para jovens de 10 a 17 anos. No sistema de competição, inicialmente eles disputam em mapa aberto, dentro do jogo, uma seletiva, onde 48 entram na sala e os 2 que se destacam avançam para próxima fase. Assim, repete-se a primeira fase 4 vezes para crianças diferentes, dando oportunidade a 192 crianças participarem e 8 avançarem de fase. Após isso, as 8 com mais destaque disputam em uma fase de X1, “mata- mata”, no jogo, até sobrarem 2 pessoas que disputam e o vencedor leva o prêmio.
A entrada cobrada para o evento é 1kg de alimento perecível, por visitante de fora do Alemão. As doações serão revertidas em cestas básicas e destinadas aos próprios moradores da comunidade. O torneio acontece na Quadra Canitar, na próxima segunda-feira (20), a partir das 15h.
No local serão distribuídas senhas para jogar, de acordo com a ordem de chegada.