O Galpão Bela Maré chegou aos 10 anos de existência. Localizado no Complexo de favelas da Maré, o local foi inaugurado em 2011 e é fruto do projeto institucional do Observatório de Favelas em parceria com a Produtora Automatica. Ao longo dos 10 anos de existência, o galpão se solidificou como um espaço para artistas independentes, celebrando a expressão da arte e atuando como um dos principais eixos de atuação do Observatório das Favelas.
Nestes 10 anos, o Galpão Bela Maré reuniu mais de 50 artistas do Brasil inteiro e os expôs na Maré, para a população da comunidade. Em 2017, por exemplo, uma parceria com o Itaú Cultural levou a exposição Diálogos Ausentes para o complexo de favelas, apresentando produções de 17 artistas negras e negros de todo o país.
Para celebrar o aniversário, o galpão abrirá a exposição Misturas, que abordará referências e materialidades entre diferentes gerações e temporalidades em diálogos com o território.
Teste 3
O curador do espaço, Jean Carlos Azuos, falou sobre a exposição a ser aberta. “A exposição Misturas organiza corporeidades, poéticas e geografias que corroboram para o pensamento e caminhos do Galpão Bela Maré. É uma mostra-símbolo que retrata uma década de grandes construções e experiências no campo artístico brasileiro e que se inspira a projetar outros horizontes possíveis no espaço aliados à sua sobrevivência, ampliação e adensamento”.
Para os organizadores, a exposição Misturas vai além uma celebração de 10 anos do espaço, contextualizando todo o período do Galpão Bela Maré através de um acervo que reunirá obras de dezenove artistas de diferentes gerações, repertórios, geografias e interesses. Na programação de abertura da exposição, estão previstas apresentações musicais e performances artísticas.
O Galpão Bela Maré fica localizado na rua Bittencourt Sampaio, 169. A exposição terá visitação de terça a sábado, de 10h às 18h. As visitas mediadas acontecerão sempre nas terças e quintas, a partir das 14 horas. A entrada é gratuita.
Para acompanhar as atividades do Galpão Bela Maré, basta segui-los na página do Instagram e também pelo Facebook.